GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Pagar o IPVA à vista ou parcelar? O que vale mais a pena?

banner-GB

59479-pagar-ipva-a-vista-ou-parcelar-o-que-vale-mais-a-penaJaneiro é o mês marcado pelo pagamento de imposto e de diversos outros compromissos. Além dos impostos sobre carro e moradia, é nessa época que as famílias também costumam estar preocupadas com a compra do material escolar, com as viagens das férias ou gastos do fim de ano.

Por isso, na hora de planejar a agenda financeira para o ano que se inicia, é preciso ter bastante cuidado e avaliar cada compromisso financeiro para tomar a melhor decisão. Em alguns casos, pode valer a pena apertar um pouquinho o orçamento e fazer o pagamento à vista a fim de ganhar um bom desconto. Em outros, o parcelamento pode ser uma boa alternativa.

E no caso do imposto sobre automóveis: qual a melhor opção? Pagar o IPVA à vista ou parcelar? Confira este artigo antes de tomar a decisão!

Avalie o desconto

Para decidir se vale a pena pagar o IPVA à vista ou parcelar, o primeiro passo é checar o percentual de desconto oferecido pelo governo estadual. Essa taxa de desconto é divulgada sempre junto à tabela de pagamentos do IPVA e costuma ficar na faixa dos 3%.

Embora seja um desconto pequeno, vale a pena pagar o IPVA à vista se você tiver o dinheiro na reserva ou aplicado, pois em geral o desconto é superior ao rendimento que você conseguiria nas aplicações caso parcelasse e fosse sacando aos poucos. Além disso, quem paga à vista não corre o risco de acabar se esquecendo da dívida e pagar juros por atraso.

Para quem também tem um imóvel e está decidindo entre pagar o IPTU ou o IPVA à vista, a dica é optar pelo imposto que dá o maior desconto para o pagamento.

Verifique as condições do pagamento parcelado

Se o valor do IPVA estiver alto e você for precisar se endividar para fazer o pagamento à vista, a melhor opção é optar pelo parcelamento. Há uma taxa de juros embutida, que pode variar de acordo com o estado, e o valor é dividido em até três vezes.

Ao optar pelo parcelamento, você deve planejar as suas finanças domésticas para quitar as parcelas nos próximos três meses e deve ficar atento às datas de pagamento, que são definidas pela placa do veículo.

Decida entre pagar o IPVA à vista ou parcelar

Não há uma melhor opção que valha para todos. Pagar à vista é uma boa escolha se você está sem dívidas e com reservas para isto, pois você fica livre do compromisso financeiro e ainda ganha um desconto. Mesmo se for necessário tirar o dinheiro da poupança, pagar à vista ainda é a melhor decisão.

Porém, para quem já está endividado, o parcelamento pode ser uma alternativa para equilibrar as finanças e ainda conseguir sair das dívidas. Nunca deve-se entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito para pagar à vista algo, pois os juros cobrados são muito elevados.

Outra alternativa de pagamento é procurar empréstimos, que podem oferecer juros mais baixos do que o parcelamento feito pelo governo do estado. Nesse caso, é preciso ter cuidado para não se comprometer com uma dívida maior do que você possa pagar e ficar atento aos juros. Sempre compare o custo total do empréstimo, que inclui as taxas de juros e outras tarifas. No GuiaBolso, você consegue comparar e contratar empréstimo online pelo site e pelo aplicativo. 

Você já decidiu se irá pagar o IPVA à vista ou parcelar? Deixe um comentário sobre a sua opinião sobre o tema!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

Ricardo Damasceno comentou:

Paguei avista, pois consegui uma reserva e quiz liquidar mais essa divida.

10/01/2017, 18:00

    GuiaBolso comentou:

    Boa escolha, Ricardo =)

    10/01/2017, 18:27

Anderson comentou:

O carta do IPVA chegou em dezembro e imediatamente ja efetuei o pagamento. Pois me preparei para isso. Todo mês faço reservas para pagar esses impostos todos a vista.

Vale a pena não ficar com dívidas. Infelizmente, poucos podem quitar a divida a vista, porém é preciso educação financeira para o povo brasileiro.

Parabenizo o Guia Bolso por promover bons assuntos.

10/01/2017, 18:45

Fabio junio comentou:

No meu estado o desconto é somente se pagar antecipadamente aí tanto faz parcelado ou avista desde que no final da placa esteja pago o desconto e de 5% mais 5% se for cadastrado no programa do governo CPF na nota.

10/01/2017, 19:22

Renan Alencar comentou:

Vou pagar à vista pois quero trocar de carro e estar com tudo em dias.

11/01/2017, 08:00

    GuiaBolso comentou:

    Boa escolha, Renan!

    12/01/2017, 11:33

EDIVALDO DE OLIVEIRA LIMA comentou:

parcelar

11/01/2017, 14:24

JARDEL comentou:

Sempre paguei parcelado, depois de uma ano de educação financeira, conseguirei pagar á vista.

12/01/2017, 14:23

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Jardel

    Tudo bem? Estamos torcendo pra você heim! Em resumo não é ruim pagar parcelado, o ruim é não conseguir pagar e se endividar. Se está conseguindo dividir e liquidar tudo já é um grande avanço. =)

    13/01/2017, 10:09

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play