GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Pagar IPTU à vista vale a pena?

banner-GB

59240-pagar-iptu-a-vista-vale-a-penaComeço de ano é sinônimo de pagamento de impostos, entre eles o IPTU. Esse imposto é cobrado de todos os contribuintes proprietários de imóveis em áreas urbanas, sejam apartamentos, consultórios ou edificações comerciais.

Vale dizer que a quantia paga no IPTU varia de localidade para localidade, conforme o valor venal do imóvel em questão. E como cada poder municipal decide a forma e as datas de pagamento, tanto quanto as alíquotas aplicáveis, os contribuintes podem se deparar com uma quantia bem alta para pagar de uma vez.

Como os municípios usualmente dão descontos para o pagamento à vista, fica a pergunta: é melhor pagar IPTU à vista ou parcelado? Descubra no texto a seguir a resposta!

Quando vale a pena pagar IPTU à vista?

Via de regra, se a pessoa apresenta uma boa organização financeira e possui o dinheiro disponível para quitar o IPTU, a dica é sempre pagar à vista. Tal atitude faz com que o contribuinte tenha a real noção da importância usada no tributo para o qual está desembolsando seus recursos, coisa que nem sempre ocorre nas compras parceladas.

No plano dos itens para consumo habitual, uma compra com um alto valor, mas parcelada em seu pagamento, dá a falsa sensação ao consumidor de que aquela quantia não pesará em seu planejamento financeiro. Muitos parcelamentos, no entanto, mostram-se um grande inimigo para seu orçamento mensal. Manter o controle de seus gastos é sempre importante!

Uma opção também é parcelar o pagamento do tributo e aplicar o dinheiro restante. Isto vale a pena se o juro da aplicação no período do parcelamento for maior do que o desconto obtido. Pesquise bem o desconto de seu município, antes de decidir. Usualmente, há também uma série de vantagens para quem paga IPTU à vista. Veja em seguida as principais!

Obtenção de desconto

Pagamentos à vista do IPTU normalmente trazem descontos para o contribuinte. Desde 2014, em São Paulo este desconto é de 4%, o que pode parecer pouco, mas compensa no bolso do cidadão. Dessa forma, imóveis cuja porcentagem referida no imposto (4%) ultrapassa o valor de R$ 72,55, valem a pena ser pagos à vista. Isso porque este valor economizado é maior do que a porcentagem de lucro em investimentos de renda fixa que possuem Imposto de Renda.

Pagamento sem juros

O parcelamento do IPTU implica o pagamento de juros que gira em torno de 0,90% ao mês. Este valor é consideravelmente alto e ultrapassa os juros em aplicações na poupança (que são cerca de 0,6%) e em Certificados de Depósito Bancário (0,7% ao mês, já considerando o Imposto de Renda).

Proteção contra imprevistos

Pagar à vista seu IPTU também evitará que a pessoa passe situações desagradáveis, como esquecer da dívida ou simplesmente não ter dinheiro para quitar as parcelas futuras. Caso esses atrasos ocorram, haverá cobrança de juros e multa. Pagar à vista facilita a vida de quem não quer ser pego de surpresa no futuro.

Vale a pena pegar empréstimo?

Se você não se organizou para esta época do ano e está vendo que precisa de mais dinheiro para arcar com todas as despesas, não precisa se desesperar! Existem algumas boas soluções no mercado para esse tipo de situação.

Hoje em dia, muitos bancos já apresentam linhas de crédito no começo de cada ano, que visam à quitação das despesas que a época em geral traz. Dessa forma, a pessoa pode pegar esse crédito e quitar suas dívidas, pagando ao banco conforme ajustado.

Mas fique atento: em empréstimos há cobrança de juros. Se você não tem o dinheiro disponível e já está endividado, procure por empréstimos que oferecem menores taxas. No site do GuiaBolso e no aplicativo você consegue comparar várias linhas de crédito e contratá-las. 

E você: vai pagar seu IPTU à vista? Deixe um comentário.

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play