O que é DOC? Entenda mais sobre esse tipo de transação

57726-o-que-e-doc-entenda-mais-sobre-esse-tipo-de-transacao

banner-GB

57726-o-que-e-doc-entenda-mais-sobre-esse-tipo-de-transacaoQuando se fala em transferência de dinheiro, um dos métodos mais usados é o famoso DOC. Mas não é todo mundo que entende como este tipo de transação funciona.

Você usa muito este serviço? Gostaria de saber mais sobre o DOC? Então, conheça a seguir os principais pontos sobre esse tipo de transação.

O que é DOC?

DOC é a sigla para Documento de Ordem de Crédito. Resumidamente, o DOC é a transferência de valores entre instituições financeiras diferentes, seja para a conta da própria pessoa em outra instituição, seja para contas de terceiros.

Por exemplo, se alguém tem conta no Banco do Brasil e precisa depositar uma determinada quantia em conta do Santander, pode fazer um DOC para executar a transferência dos recursos.

O DOC tem prazo de até um dia útil para estar disponível em conta. Porém, o serviço, em geral, não é de graça: a taxa a ser paga para que o DOC seja completo varia de acordo com a instituição bancária, e pode alcançar valores perto de R$ 20, a depender do pacote de serviços contratado.

Quando esse tipo de transação é usada?

O DOC é utilizado para realizar transferências de menor valor, e tem limite de até R$ 4.999,00. Não há limite mínimo. Trata-se de uma alternativa para aqueles que precisam que o dinheiro esteja disponível em outra conta, mas em valores não muito elevados.

O DOC também não é indicado para aqueles que tenham pressa na transferência, uma vez que há um tempo hábil para que a transação se efetive. Para que a operação bancária se cumpra até o dia seguinte, deve-se completá-la até as 21h59 do dia anterior ao pretendido.

Quais as vantagens de usar o DOC?

A transferência via DOC pode ser bem conveniente em diversos casos. Veja aqui alguns de seus benefícios:

Maior praticidade

Para transferir dinheiro via DOC, tudo é feito online. Dessa forma, o cliente não precisa sair de casa para completar a transação (ou pode fazê-la em qualquer caixa eletrônico de seu banco). Isso economiza tempo, além de otimizar o processo.

Ampla segurança

O DOC diminui muito o risco que o cliente tem de ser roubado. Isso porque ele não andará com cédulas de dinheiro na rua, suscetível a assaltos e furtos. Além disso, o sistema montado por cada banco para fazer a transação é bastante seguro.

Enquanto o dinheiro pode ser depositado em qualquer conta, os DOCs só são processados quando todos os dados preenchidos pela pessoa estão acertados. Por exemplo, os nomes e sobrenomes ou CPFs com deslizes de digitação fazem com que a transferência não seja completada. Isso dá uma segurança a mais para aqueles que desejam transferir o seu dinheiro sem ter problemas no futuro.

Mais benefícios bancários

Hoje em dia, as agências bancárias e instituições financeiras preferem que suas transações sejam feitas online. Por essa razão, diminuem as taxas pagas por quem conclui a transação em caixas eletrônicos ou pela internet.

De fato, a transferência com DOC poderá também ser feita na boca do caixa. Mas a sua simplicidade de preenchimento e de execução é tamanha que o cliente será capaz de fazer tudo sozinho pelo sistema online do banco.

O DOC é uma forma de transferência de dinheiro escolhida por muitos brasileiros. Sua segurança e comodidade são um diferencial para quem utiliza o serviço. Transferir quantias entre contas é uma situação corriqueira, e o DOC pode facilitar, e muito, a sua vida.

E você, costuma utilizar o DOC no dia a dia? Deixe seu comentário!

banner-GB-2

Leia também:

– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *