Planilha de controle de gastos: como evitar dívidas em 2017!

63398-planilha-de-controle-de-gastos-como-evitar-dividas-em-2017

banner-mktplacedireto-2

Planilha de controle de gastos: como evitar dívidas em 2017!

Todo ano começa com grandes planos, mas, às vezes, não conseguimos realizá-los por uma questão aparentemente simples de resolver: falta de organização financeira.

Arrumamos muitas razões, várias delas muito justificáveis, para nosso descontrole econômico e continuamos levando a vida no limite. Só que é possível, sim, sair disso e conseguir equilibrar as contas, saldar as dívidas, evitar novas e ainda cumprir as resoluções de ano novo. E o primeiro passo para isso é manter uma planilha de controle de gastos.

Separamos a seguir alguns benefícios financeiros obtidos com o uso de uma planilha:

Mapeamento de gastos

Conhece a sensação de não saber onde foi parar o dinheiro? Com uma planilha de controle de gastos, esse é o primeiro problema que será resolvido. Ao delinear todas as suas despesas fixas (aluguel, financiamento, contas, etc.) e os gastos variáveis (alimentação, lazer, compras, por exemplo) será possível identificar como o seu dinheiro vem sendo gasto.

Corte de excessos

Com base no mapeamento financeiro extraído da planilha de controle de gastos, vai ser mais simples perceber em que aspectos você está se excedendo. Compras desnecessárias, consumo de energia alto, alimentação fora de casa, opções de lazer caras são alguns exemplos do que podem ser revistos, controlados e cortados.

Visualização simplificada dos problemas

Outro benefício que a adoção de uma planilha de controle de gastos pode dar é visualizar melhor quais são os principais gargalos financeiros e, a partir daí, traçar estratégias para resolvê-los. Os problemas mais comuns são: múltiplos empréstimos com juros altos, financiamentos que fugiram do controle, cartão de crédito estourado, permanência no cheque especial, etc. Cada um desses problemas pode ser resolvido com disciplina, organização e resiliência. 

Previsibilidade de custos

Tomando consciência dos custos, é possível fazer com que eles se encaixem dentro do seu orçamento. Uma planilha financeira mostra o quanto se tem de receita e quais as futuras despesas. Ao cortar os excessos e se ater ao padrão de vida que seu orçamento permite, em pouco tempo as contas estarão equilibradas e você poderá começar a poupar ou investir parte do seu dinheiro. 

Metas e objetivos financeiros

Após usar a planilha de controle de gastos para resolver o passado e organizar o presente, é hora de pensar no futuro. Quais os seus planos para 2017, além de estar livre das dívidas? Metas e objetivos financeiros são essenciais para uma boa projeção econômica. Você pode planejar uma viagem no final do ano ou, quem sabe, economizar para abrir o próprio negócio. Tudo isso pode ser colocado dentro da planilha, a fim de conseguir poupar e chegar lá. 

Poupança e investimento

É importante colocar a poupança ou investimento como um “custo” fixo mensal, obrigatório como uma conta de eletricidade ou o aluguel. O acúmulo desse montante poderá ajudar você a realizar suas metas!

Mesmo com todos esses benefícios em mente, você acha complicado montar uma planilha de controle de gastos? Não precisa mais se preocupar. Graças a tecnologia, existem muitos modelos e aplicativos financeiros que podem fazer isso por você.

Adotar uma planilha financeira de controle de gastos fará com que você aproveite melhor a vida com suas finanças no lugar. Deixe um comentário contando a sua experiência!

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Eu quero saber meu nome esta limpo natura

    • Oi, Eevelyn

      Tudo bem? Você consegue fazer isso entrando no aplicativo e checando a aba Radar do CPF do GuiaBolso =)

      Boa sorte!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *