GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

6 dicas simples para economizar água no dia a dia

banner-mktplacedireto-2

Shower woman. Happy smiling woman washing shoulder showering in bathroom.

A água, além de ser um dos bens mais importantes que a natureza nos oferece, é algo pelo qual pagamos para que abasteça nossos lares. Com a escassez dela em alguns dos reservatórios e o preço crescente das contas de água nos últimos anos, há motivos cada vez mais fortes para se adotar práticas para economizar água em casa.

No post de hoje mostraremos que o desperdício de água pode ser facilmente evitado com a mudança de alguns hábitos simples em nosso cotidiano. Quer saber quais? Continue a leitura!

1. Feche a torneira

Com certeza você já ouviu esse conselho, mas não custa reforçar, pois ainda é um vício que muitos de nós cometemos. Não se esqueça de fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, enxaguando as louças ensaboadas ou fazendo a barba.

A água que corre nessas horas é completamente desperdiçada. Pense que não há prejuízo em fechar a torneira para abri-la segundos depois. No final do mês, o gasto acumulado de água que fica correndo enquanto fazemos outras coisas pode representar uma quantidade considerável.

2. Conserte vazamentos

Vazamentos de água geralmente não acontecem por nossa culpa ou por nossos hábitos, mas se desenvolvem com o desgaste das tubulações ou quando elas não são bem instaladas — muitas vezes eles acontecem e nós sequer vemos.

Vazamentos, mesmo aqueles causados por furos milimétricos, podem jogar litros e litros de água fora. Dependendo do local da tubulação em que o vazamento se encontra, pode chegar menor quantidade de água em sua torneira, e o restante é desperdiçado. No final, é um valor que compõe suas despesas mensais. Assim, peça para um técnico verificar se há vazamentos em sua tubulação e conserte-os o quanto antes.

3. Reduza o tempo de banho

Por mais que um banho quente em um dia frio seja tentador, procure observar o tempo que você leva com o chuveiro ligado. E não estamos falando sobre pular etapas do banho ou entrar e sair correndo do chuveiro.

Você pode se limpar suficientemente, lavar os cabelos e tomar um banho completo sem problemas: apenas lembre-se de fechar o chuveiro quando não precisar se enxaguar — no momento de se ensaboar, desligue o chuveiro e leve o tempo que precisar. A economia de água que um minuto de chuveiro fechado pode trazer é incrível. Experimente!

4. Evite usar a mangueira

Seja para lavar o carro, o quintal de casa ou a calçada, encha um balde com água e vá usando aos poucos com a ajuda de um pano, uma bucha ou um um rodo. Despejar água parada aos poucos é uma economia muito maior do que deixar água corrente ao longo de toda a limpeza. Dessa forma você tem maior controle sobre a quantidade de água usada e pode usá-la com maior parcimônia.

5. Colete a água do banho

Sabe aquele momento no início do banho, em que estamos esperando o chuveiro chegar na temperatura ideal para entrarmos? Pode levar alguns segundos, um minuto ou mais. Com isso, a água que escorreu até então foi completamente inútil e desperdiçada.

Você pode evitar esse desperdício colocando um balde debaixo do chuveiro enquanto a água esquenta, e usar essa água para, por exemplo, lavar o carro, o quintal ou a calçada, como mencionamos no tópico anterior.

6. Use um aerador na torneira

O aerador é um dispositivo muito simples que é colocado na saída das torneiras para dispensar a água com maior pressão. Com isso, a água sai mais rápido, de um modo que é ideal para lavar louças, limpando ainda mais com menos desperdício.

Vimos algumas dicas facílimas para você economizar água em sua casa com singelas mudanças de hábitos. Faça sua parte para não agravar a escassez de água no meio ambiente e, de quebra, você verá uma redução em sua conta de água no fim do mês!

O que você achou de nossas sugestões? Já pratica algum desses hábitos? Queremos saber como você economiza água em sua casa — deixe seu comentário!

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play