GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Como escolher o melhor cartão de crédito? Saiba aqui!

banner-mktplacedireto-2

64941-como-escolher-o-melhor-cartao-de-credito-saiba-aquiHoje em dia, ter um cartão de crédito é uma facilidade, mas é também o pesadelo de muitas famílias. Afinal, se não for escolhido o cartão correto, fazendo um uso  consciente deste crédito, o que poderia ser uma ajuda para fechar o mês se torna uma dívida significativa em pouco tempo. 

Os juros cobrados dos consumidores brasileiros que não pagam integralmente a cobrança do cartão de crédito chegam a assustadores 480% ao ano. Ou seja, não dá para brincar com esse tipo de crédito, certo?

Acompanhe nosso artigo, conheça um pouco mais sobre as diferenças entre os tipos de cartões e saiba o que é preciso considerar na hora de escolher o melhor cartão de crédito para você!

Conheça os tipos de cartões de crédito

Hoje, existem no mercado vários tipos de cartões. Conhecer suas diferenças e benefícios é o primeiro passo para escolher o melhor cartão de crédito para o seu perfil. 

  • Cartão institucional: esse é o cartão que os bancos, normalmente, oferecem aos correntistas que acabaram de abrir sua conta. Geralmente, têm funções de crédito e débito, e seu limite está diretamente relacionado ao seu perfil de correntista e valores movimentados em conta.
  • Cartão pré-pago: ideal para aquelas pessoas que querem mais controle para sua vida financeira. Seu funcionamento é simples: basta carregar uma quantia no cartão e gastar, ao longo de um período, o que foi creditado. Sem susto no final do mês!
  • Cartão co-branded: são parcerias feitas entre as bandeiras de cartão de crédito (ex.: Visa, Mastercard) e outras marcas. Esses cartões, em geral, têm uma anuidade mais elevada, porém também podem oferecer mais vantagens do que aqueles ofertados pelos bancos.

Pontos a considerar na hora de escolher o melhor cartão de crédito

1. Conheça o banco emissor

Se você pretende abrir uma conta em um banco ou simplesmente solicitar um cartão de um banco em que não é correntista — sim, isso é possível! —, procure conhecer as vantagens e desvantagens que ele pode lhe oferecer: taxas, programas de fidelidade, juros e anuidade da conta-corrente, por exemplo, são pontos indispensáveis a serem avaliados.

2. Escolha a bandeira do seu cartão

Esse não é mais um fator decisivo na hora de escolher o seu cartão, já que as opções mais conhecidas (Visa, Mastercard, American Express, Elo, entre outras) são amplamente aceitas nas principais redes de todo o país. Lembre-se, no entanto, de que o valor da anuidade pode alterar de acordo com a bandeira escolhida. 

3. Defina se você irá precisar de um cartão nacional ou internacional

Antes de aceitar aquela oferta “tentadora” do gerente para adquirir um cartão internacional, avalie se você realmente vai precisar desse tipo de cartão, ou se um nacional responde melhor ao seu perfil de compra. 

Dica: somente considere comprar um cartão internacional, que geralmente têm tarifas mais caras, se você viaja muito para o exterior ou faz compras com frequência fora do país. Alguns bancos liberam no seu cartão nacional a função internacional por alguns dias caso viaje em algum momento ou faça uma compra.

4. Se informe sobre a anuidade e taxa de juros do cartão

Os bancos têm, por lei, o direito de cobrar uma taxa anual para utilização do cartão, a chamada anuidade. Contudo, esse valor pode variar de acordo com a instituição financeira, e/ou com o cartão. Então, informe-se antes de contratar o serviço para não ser pego de surpresa já no primeiro mês (ou ano) de uso.

Além disso, esclareça todos os pontos sobre as taxas de juros cobradas caso não seja paga a fatura (ou pelo pagamento mínimo). Esses juros também podem ser maiores ou menores de acordo com o banco. Por isso, fique de olho e escolha o melhor cartão para você!

5. Conheça o limite do seu cartão

O valor máximo que pode ser gasto em seu cartão de crédito é determinado pelo banco, de acordo com seu perfil econômico e sua renda mensal. Confirme qual o seu limite junto à instituição financeira antes de adquirir o seu cartão. Se achar que ele está muito alto e que isto pode ser uma tentação aos gastos, peça para o banco diminuí-lo.

Quer mais dicas para escolher o melhor cartão de crédito? Deixe um comentário com a sua dúvida!

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

Marlene zonta cherutti comentou:

Como vai ser o valor e qual o jeito de pagar

19/02/2017, 19:38

    GuiaBolso comentou:

    Oi, Marlene

    Tudo bem? A tarifa muda de cartão para cartão. Antes de fechar com alguma empresa, pergunte os valores. Há cartões gratuitos no mercado, como o do Nubank.

    Abraço

    24/02/2017, 11:57

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play