GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

O que é IPCA e como ele influencia seu dinheiro?

banner-mktplacedireto-2

dinheiroÉ comum escutarmos por aí sobre IPCA e outras tantas siglas do mercado financeiro que muitas vezes não sabemos o significado. A boa notícia é que esse tal IPCA não é nenhum bicho de sete cabeças e está muito presente em nosso cotidiano.

Conhecer esse índice é de suma importância. Afinal, ele tem tudo a ver com o seu dinheiro! Por isso, neste post, você vai entender o que é IPCA e como ele influencia suas finanças no dia-a-dia.

O que é IPCA?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice oficial de inflação do país. Através dele é possível medir a variação dos preços do mercado para o consumidor final. A responsabilidade de acompanhar e avaliar esse índice mensalmente é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Funciona da seguinte forma: se o índice sobe, consequentemente os produtos relacionados ao IPCA sofreram um aumento de preços. Se o IPCA diminui a alta, isso quer dizer que os preços subiram menos em comparação ao mês anterior. O índice só mostra uma queda de preços se ficar negativo.

Como esse índice afeta seu dinheiro

Se os preços dos bens de consumo e serviços estão subindo, o dinheiro guardado das economias também é afetado. Certo? Exato! Deixar seu dinheiro parado, principalmente em aplicações pouco rentáveis, como a poupança, pode não ser uma boa ideia.

Você gasta um bom tempo da sua vida para organizar suas finanças e quer que ele seja usado no futuro para realizar seus sonhos. Mas, neste futuro, seu dinheiro pode não comprar tanto assim caso os preços subam ano após ano.

Então, o primeiro passo para não cair nesta situação é não deixar seu dinheiro refém do rendimento da poupança. Investir seu dinheiro em uma aplicação que tem o rendimento muito próximo, e às vezes até menor, do que a taxa de inflação, prejudica seus ganhos.

Por isso, a melhor saída é buscar investimentos mais rentáveis. Opções não faltam! Existem uma série de investimentos em renda fixa que oferecem retornos maiores que o da poupança. Podemos citar, por exemplo, Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito, Letras de Câmbio, Fundos de Investimento e Debêntures.

Entre eles, estão algumas opções que são atreladas ao IPCA. Assim, você poderá aproveitar os momentos de alta da inflação para ter boas rentabilidades em seus títulos de renda fixa. A grande vantagem é que essas opções terão uma rentabilidade acima da inflação.

São opções de renda fixa atreladas ao IPCA:

  • Tesouro IPCA (NTN-B Principal)
  • Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B)
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Além da renda fixa, você também pode conseguir bons rendimentos acima da inflação em renda variável. É possível comprar ações de empresas renomadas como a Petrobraás ou a Ambev, por exemplo. Seja no longo, médio, curto prazo ou Day Trade (operações que se encerram no mesmo dia), você poderá encontrar opções que poderão te gerar bons ganhos.

Em 2016, a Bolsa de Valores se destacou por apresentar os melhores rendimentos mesmo com o desconto da inflação. Essa é uma ótima notícia para quem não quer ver seu dinheiro parado, perdendo cada vez mais poder de compra. Mas lembre-se: é preciso ter propensão a risco porque da mesma maneira que sobem as ações podem cair (e muito).

Agora que você já sabe o que é IPCA e como ele afeta o seu dinheiro, é hora de ficar atento e aproveitar a inflação de forma que ela contribua para seus ganhos e não o contrário. Acredite, ter conhecimento sobre índices e taxas do mercado irão fazer toda a diferença na sua vida financeira!

Este texto foi feito pela equipe de comunicação da Toro Radar.

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play