GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

5 passos para te ajudar a cortar gastos desnecessários

banner-mktplacedireto-2

66273-x-passos-para-te-ajudar-a-cortar-gastos-desnecessariosSe você está precisando economizar ou pretende começar a investir mas o dinheiro não sobra no final do mês, este artigo pode te ajudar a mudar essa história! 

Uma boa maneira de economizar e poupar mais é cortar gastos desnecessários. Saiba como, conferindo os cinco passos que preparamos para você! 

1. Catalogue as despesas

Para cortar gastos desnecessários é preciso, antes de tudo, detectá-los. Um bom exercício para avaliar a sua saúde financeira é catalogar, durante um mês, todas as despesas. Para obter dados mais concretos, não deixe de lado as despesas mais simples, por mais inexpressivas que pareçam.

Ao colocar os resultados no papel, você vai se surpreender com o impacto que certos gastos desnecessários causam no seu orçamento. Assim, fica mais fácil definir o que vai ser cortado ou até mesmo reduzido e, com isso, economizar. 

Se já tentou fazer isso de forma manual e viu que não deu certo, uma ótima opção é começar a usar uma planilha automática como o GuiaBolso, que funciona em smartphones com sistema Android e IOS, além da plataforma no site.

2. Renegocie as dívidas

Se você está utilizando o limite do cheque especial ou o crédito rotativo do cartão de crédito, uma má notícia: os juros cobrados nesses produtos estão entre os mais caros do mundo. Caso haja possibilidade, é recomendável contratar uma modalidade de crédito com juros mais baixos, apenas para liquidar o saldo devedor dessas dívidas.

O crédito consignado, por exemplo, pode ser uma boa opção. Como as parcelas são cobradas diretamente na folha de pagamento e, consequentemente, o risco dos bancos é menor, as taxas de juros são mais acessíveis. Com isso, você economiza nos juros e, de quebra, consegue uma folga no orçamento pagando parcelas mais baratas.

3. Utilize listas de compras

Uma orientação recorrente entre os especialistas em educação financeira é a de que as compras por impulso devem ser evitadas a todo custo. De fato, além de prejudicar o orçamento, quando nos deixamos levar pela empolgação na hora da compra corremos o risco de adquirir algo que não é realmente necessário.

Para ter mais equilíbrio no momento das compras, as listas surgem como importantes aliadas, desde que sejam seguidas à risca. Além de controlar o impulso, as listas de compras apresentam outra vantagem: você pode pesquisar os melhores preços e garantir uma boa economia. 

4. Crie um calendário para datas especiais

Por mais que o objetivo seja economizar, a maioria das pessoas gosta (ou se sente obrigada) a presentear nas datas especiais. Uma estratégia para driblar este compromisso é criar um calendário com as datas mais importantes e definir com antecedência o que será comprado. Assim, é possível adequar o orçamento e evitar gastos desnecessários com presentes de última hora.

5. Pague as contas em dia

Diz o ditado popular que “o brasileiro deixa tudo para a última hora”. Se este é o seu caso, procure se organizar para cortar gastos com juros e multas. Muitas vezes, por descuido ou imprevistos na data do vencimento, o pagamento das contas é feito com dias de atraso, saindo mais caro do que deveria. Com um pouco de cuidado, é possível evitar esse cenário.

Com os devidos ajustes, é possível juntar dinheiro ao cortar gastos desnecessários. Os passos que mostramos nesse artigo ajudarão você a dar uma guinada em sua realidade financeira. Se já experimentou outras coisas, deixe um comentário com a sua dica!

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play