GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Metas de 2017: saiba como planejar o seu ano com sucesso!

banner-mktplacedireto-2

63129-metas-de-2017-saiba-como-planejar-o-seu-ano-com-sucessoO ano novo chegou e temos uma pergunta para você: já definiu suas metas de 2017? Muita gente ainda torce o nariz quando o assunto é fazer metas e diz que o ano realmente só começa depois do Carnaval. Hoje vamos te ajudar a fazer as metas, pois elas são o que você precisa para conquistar o sucesso, seja ele profissional, financeiro ou pessoal.

O início do ano é uma ótima oportunidade para reavaliar os objetivos e desenhar novos caminhos. Por isso, chega de postergar! É hora de adotar uma nova postura e nós estamos aqui para ajudá-lo!

Metas de 2017 e a importância por trás delas

Esqueça esse ditado de que “quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. É importante aproveitar o começo do ano, que inspira renovação e novas oportunidades, para se motivar a definir onde se deseja chegar e de que forma colocar isso em prática. Em 2017, assim como em qualquer ano que vier pela frente, que tal abandonar a postura do “deixa a vida me levar” e começar agora mesmo a colocar no papel — e depois em ação — o que deseja alcançar nesse ano? Só depende de você!

Faça um planejamento

O primeiro passo é fazer um planejamento. Não tem segredos, nem fórmulas mágicas. Planejar é colocar no papel a estratégia que será adotada para atingir determinado objetivo. Basicamente ele deverá conter a meta a ser atingida, os objetivos que você espera alcançar, o plano de ação, a análise das ferramentas disponíveis e o prazo.

Parece complicado? Não será se você colocar em prática. Acredite, vai parecer bem mais simples quando estiver no papel. Por isso, mãos à obra.

Tenha um plano de ação

Agora que você já planejou, faça um bom plano de ação para não correr o risco de ficar pelo caminho ou se desviar dele. É muito comum começar o ano com todo o gás e objetivos, mas perder a motivação à medida que os meses vão passando. Para elaborar seu plano de ação, siga os seguintes passos:

Defina o objetivo a ser alcançado

Qual o propósito das suas ações? As metas estabelecidas visam chegar a que destino? Esse tópico está presente no planejamento, mas é aqui no plano de ação que ele precisa ser esmiuçado. Afinal, definir como meta comprar um carro é bem diferente do que juntar dinheiro para viajar. Quando tiver bem claro na sua cabeça o motivo pelo qual está juntando dinheiro fica mais fácil calcular quanto será necessário ter para realizar o plano.

Crie metas realistas

Agora que você tem a noção exata de onde quer chegar, é hora de criar as metas. E elas precisam ser realistas. Não se comprometa com coisas muito difíceis ou que vão demorar muito tempo para serem atingidas. Colocar como meta poupar 95% do salário para realizar determinado plano, por exemplo, não parece razoável. 

Liste as tarefas a serem executadas

Toda meta demanda tarefas, sejam elas diárias, semanais ou mensais. É importante ter isso bem organizado. Você pode fazer um cronograma — principalmente quando o foco é o controle financeiro  — e buscar segui-lo à risca. Disciplina é tudo!

Defina os prazos

O ideal é distribuir bem os prazos, assim, é possível mensurar os resultados e criar mais motivação para ir em frente. Sem prazos definidos você corre o risco de se perder no tempo e não concluir algumas tarefas.

Agora que você já sabe como se organizar, só depende de você! A ação, que é parte mais difícil para muitas pessoas, é o grande diferencial. Não adianta ter tudo anotado e definido se você não tiver disciplina e força de vontade para colocar em prática.

E então, acredita que é possível definir suas metas de 2017 e fazer com que elas saiam do papel? Curta nossa página no Facebook e continue recebendo atualizações sobre conteúdos como esse.

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play