Saiba como economizar luz na sua casa

65434-saiba-como-economizar-luz-na-sua-casa

banner-mktplacedireto-2

65434-saiba-como-economizar-luz-na-sua-casaEm meio à crise hidrelétrica e as constantes mudanças nas tarifas de energia, falar sobre a necessidade de economizar luz tornou-se essencial. Grandes vilões, como o chuveiro, geladeira e outros eletrodomésticos, continuam sendo os principais culpados pelo gasto excessivo de energia elétrica em uma casa, contudo, não são os únicos.

Por esse motivo, adotar uma nova postura, com hábitos mais conscientes, ajuda não somente a diminuir o consumo de energia elétrica, mas também gera um impacto positivo no meio ambiente, contribuindo diretamente para nosso bem-estar e qualidade de vida.

Já parou para pensar o quanto pequenas ações podem melhorar nosso relacionamento com o planeta e beneficiar principalmente nosso bolso? Então confira a seguir as dicas que preparamos para você começar a economizar luz em sua casa!

Mude para lâmpadas mais econômicas

A maioria das casas já substituiu as lâmpadas incandescentes comuns para as de LED ou fluorescentes. Além de durarem muito mais, essas lâmpadas conseguem iluminar com mais intensidade e consomem menos energia considerando os watts produzidos.

No entanto, trocar as lâmpadas não é suficiente, sendo necessárias, ainda, outras atitudes como apagar as luzes sempre que sair de casa, pintar as paredes de tons claros para deixar a casa mais iluminada, evitar acender a luz a todo instante, entre outras ações.

Diminua o tempo do banho

Conhecido por ser o grande vilão, o chuveiro continua sendo a principal causa do aumento do gasto de energia. Todavia, algumas atitudes podem ajudar a aproveitar um banho gostoso sem se assustar com a conta de energia no final do mês.

Você demora no banho? Então saiba que 10 minutos é tempo suficiente para tomar um banho completo. Outra dica é limpar os buracos do seu chuveiro a fim de aumentar a vazão de água, e sempre colocar a chave na posição verão, assim você consegue economizar até 30% da energia.

Não abra a geladeira a todo instante

Abrir a geladeira é um gesto que fazemos de maneira automática, mas apenas alguns segundos de abertura é o tempo suficiente para gastar energia. Existem alguns truques que podem te ajudar a controlar esse gasto, e um deles é realizar o degelo nas épocas certas, impedindo que o gelo se acumule e sobrecarregue o funcionamento do motor.

Outros segredos são: nunca colocar alimentos quentes na geladeira, não secar roupas na parte de trás do eletrodoméstico, verificar se a borracha está em perfeitas condições e jamais colocar a geladeira próxima a fogões e lugares quentes.

Acumule roupas para usar a máquina de lavar

Quantas vezes você lava roupas por mês? Apesar de parecer inocente, a máquina de lavar causa um grande impacto no consumo de energia e, por isso, também merece uma atenção especial para não extrapolar nos gastos.

Para começar, em vez de lavar roupas com frequência, espere acumular um pouco, de modo que a máquina seja utilizada menos vezes. Precisa de alguma peça com urgência? Considere lavar manualmente, assim não usará a lavadora de maneira desnecessária. Essas orientações também valem para o ferro de passar, então a atenção precisa em dobro!

Mantenha os filtros do ar-condicionado limpos

Ninguém quer passar frio ou calor de forma excessiva, mas abusar do ar-condicionado é inaceitável. Entretanto, não precisa desligá-lo, basta saber usá-lo de modo que não prejudique seu principal objetivo: o de economizar luz.

Manter os filtros limpos e as portas e janelas fechadas quando ele está em funcionamento já é um bom começo, assim como adquirir aparelhos de alta eficiência, já que conseguem atingir a temperatura mais rapidamente, diminuindo o consumo.

Evite usar eletrodomésticos em horários de pico

Você sabia que, em alguns horários específicos, seus aparelhos elétricos custam mais caro? Então evite o uso em horários de pico, sendo das 18 horas até as 21 horas. Com esse gesto, você economiza energia e ainda mantém sua conta de luz livre de tarifas abusivas.

Gostou das nossas dicas para economizar luz? Conhece outro truque que pode ajudar outras pessoas? Deixe seu comentário!

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *