10 passeios gratuitos para você fazer no Rio de Janeiro

gavea

banner-mktplacedireto-2

O Rio de Janeiro continua lindo! A novidade é que muita dessa beleza pode ser conhecida gratuitamente. São trilhas, museus, trilhas, parques e muito mais. Não acredita? Em homenagem aos 452 anos do Rio de Janeiro, em 1º de março, o GuiaBolso lista hoje 10 passeios gratuitos para fazer na cidade maravilhosa. Na data, Estácio de Sá chegou à Baía de Guanabara e marcou o começo da cidade. A data de 20 de janeiro também ´considerada aniversário da cidade. Haja festa!

No automatic alt text available.Trilhas

Para quem procura aventura, a cidade do Rio de Janeiro reserva várias trilhas. A começar pelas mais simples, como a Dois Irmãos, até as mais difíceis, como a Pedra da Gávea. Não é preciso ter guia para fazer a trilha, mas disposição e uma reserva de comida e água. No caso da trilha da Pedra da Gávea, é indicado que o caminhante leve corda para o trecho conhecido como “Carrasqueira”. 

Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro

São Sebastião é o padroeiro da cidade. Por isso até que a data de 20 de janeiro, aniversário dele, também é considerada o aniversário do Rio. Mas vamos ao passeio! A catedral foi projetada pelo arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca e muito se discute sobre a sua inspiração. Alguns acreditam que sejam as pirâmides. Outros falam em algo mais futurístico, como as naves do Projeto Apollo. No site da catedral, há a agenda de missas e eventos do local.

Image may contain: one or more people, crowd and outdoor

Feira do Rio Antigo

Se for esticar o Carnaval até o fim de semana do dia 4, a dica é ir à Feira do Rio Antigo. Ela acontece apenas uma vez por mês, sempre no primeiro sábado de cada mês. Lá, é possível encontrar relíquias de diferentes tipos e épocas, vendidos por milhares de feirantes e artesãos. A feira fica na Rua do Lavradio. 

Centro Cultural Banco do Brasil

Inaugurado em 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil reúne diversas exposições e eventos, de cinema a música. Fica aberto de quarta a segunda, das 9h às 21h. O endereço é Rua Primeiro de Março, 66 , no centro do Rio.

Museu Nacional de Belas Artes

Durante a semana, o Museu Nacional de Belas Artes possui entrada de R$ 8. Aos domingo, o passeio é gratuito. Há um acervo de mais de 70 mil peças de diferentes estilos, como pintura, escultura, desenho e gravura. Um verdadeiro patrimônio que você n]ao pode deixar de conhecer!

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro aparece em diversas listas e ranking como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. E está ali, disponível para ser conhecida gratuitamente! Localizada na Av. Rio Branco, 219, a biblioteca pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábado, das 10h30 às 15h.

Image may contain: ocean, sky, outdoor, water and nature

Parque das Ruínas (Santa Teresa)

No topo do bairro de Santa Teresa, com uma bela vista, o Parque das Ruínas possui um belo palacete de pedras aparentes e estruturas de vidro e aço. Durante o Carnaval, entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, o parque não funcionará devido aos blocos de rua, mas nos dias 2, 3 e 4, o parque fica aberto das 8h às 18h. Fique ligado na página do parque no Facebook para saber as novidades. 

Cachoeiras do Horto

Quem disse que carioca só gosta de água salgada? Na zona sul da cidade, há um circuito de cachoeiras, uma sequência de quedas d’água e poções. Fica no Parque da Tijuca, com acesso de carro pela Rua Pacheco Leão (Jardim Botânico). Ótima dica pra se refrescar!

Mirante Dona Marta (Botafogo)

Se a sua praia é tirar fotos, não pode deixar de visitar este mirante. Você consegue chegar lá de Uber ou táxi e não há ingresso para entrar.

Instituto Moreira Salles

Para quem quer visitar um local arborizado e com clima tranquilo, a dica é o Instituto Moreira Salles. Há exposições, café/ restaurante e até cinema. O estacionamento também é gratuito. 

Praia do Secreto

Claro que não podia deixar de faltar as praias do Rio! Tente ir além das badaladas Copacabana e Ipanema. Há praias mais tranquilas como o Recreio e Reserva e até algumas com piscina, como a Praia do Secreto.

Gostou das sugestões de passeio? Queremos ver você se divertindo e economizando. Se for a um desses lugares ou descobrir novos passeios marca a gente no Instagram ou Facebook com a #ViNoGB.

Fotos: Divulgação e TripAdvisor

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *