5 cuidados necessários para começar a investir com sucesso

67954-x-cuidados-necessarios-para-comecar-a-investir-com-sucesso

banner-mktplacedireto-2

67954-x-cuidados-necessarios-para-comecar-a-investir-com-sucessoComeçar a investir, seja no mercado de ações ou em títulos públicos do governo, é o sonho de muitos brasileiros. Porém, é preciso tomar uma série de cuidados para não morrer na praia. Isso porque muita gente, com o intuito de multiplicar rapidamente o dinheiro investido, acaba tomando decisões impulsivas.

Para não cometer erros básicos de primeira viagem, é preciso estudar e conhecer bem o investimento que você deseja para aplicar seu dinheiro. Sem o conhecimento necessário, o investidor não será capaz de obter o sucesso esperado em seus investimentos.

E para ajudá-lo nesses primeiros passos, trouxemos 5 dicas essenciais que todo investidor de primeira viagem deve levar em consideração antes de começar a aplicar. Confira!

1. Identifique o seu perfil de investidor

Basicamente, há três perfis de investidores: o agressivo, o moderado e o conservador. Cada investimento envolve riscos e prazos para o retorno do valor investido. E é importante conhecer o seu perfil para ver quais são os melhores investimentos para a sua realidade.

O agressivo geralmente aposta em aplicações que tenham um retorno mais rápido, mesmo havendo mais riscos. O moderado já mescla os investimentos. E o conservador opta por fundos de renda fixa, que envolvem prazos mais longos de retorno, porém com mais segurança.

2. Elabore objetivos

Todo investimento tem que ter um propósito. E esse propósito é o que vai fazer você ser bem-sucedido em suas aplicações. Antes de investir, é importante ter em mente qual será o objetivo por trás da aplicação: você deseja comprar um carro, uma casa, viajar no fim do ano? Isso porque a necessidade do retorno de investimento será essencial para determinar as melhores opções conforme seus objetivos.

3. Conheça os tipos de aplicações para começar a investir

Em qualquer tipo de aplicação é importante conhecer bem os investimentos, seus riscos e rendimentos. Investir em ações na bolsa de valores, por exemplo, requer um estudo no mercado para saber como andam as relações comerciais das empresas para diminuir os riscos.

As ações podem ganhar e perder valor de um dia pro outro. Isso acaba gerando um risco de lucro e de perda grande, o que atrai os investidores mais agressivos.

Por outro lado, investir em títulos públicos, como os relacionados à taxa Selic é uma opção mais indicada para os conservadores por ter riscos menores (já que você investirá no próprio Governo Federal).

Independentemente do tipo de aplicação escolhida, procure se informar ao máximo sobre o investimento antes de realizá-lo. Converse com um profissional, o gerente de sua conta no banco ou na corretora para tirar todas as dúvidas sobre os investimentos que despertaram o seu interesse.

4. Evite concentrar seu dinheiro em apenas um investimento

Concentrar seus recursos em apenas uma aplicação pode representar sérios prejuízos. Para diminuir os riscos relacionados, a dica é diversificar os investimentos.

Aposte em algumas aplicações que são consideradas arriscadas mas que podem trazer lucros altos. Para equilibrar, distribua uma parte do recurso para aplicações mais conservadoras, com o intuito de criar uma garantia e estabilidade financeira.

5. Acompanhe os investimentos

Mesmo que o objetivo de um investimento seja para daqui um ano, é importante acompanhar suas aplicações para avaliar como anda o rendimento. Caso haja dinheiro disponível, a dica é ir pensando em seus próximos investimentos.

Ninguém está livre de cometer erros, porém, começar a investir evitando alguns deslizes é uma ótima forma de reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso.

E você, quais cuidados você indicaria para quem está começando? Já cometeu algum desses erros descritos no post? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *