Como comparar empréstimos e escolher o melhor? Entenda aqui!

67702-como-comparar-e-escolher-o-melhor-emprestimo-entenda-aqui

banner-mktplacedireto-2

67702-como-comparar-e-escolher-o-melhor-emprestimo-entenda-aquiDepois que você pensa bem e chega à conclusão de que precisa pedir um empréstimo, é comum ficar em dúvida sobre qual modalidade escolher. Afinal de contas, há empréstimos de modalidades para todo gosto no mercado.

Como comparar empréstimo para saber qual é a melhor opção para o seu bolso? Veja aqui como fazer isso:

Saiba quais empréstimos você pode pegar

Hoje em dia, os principais empréstimos disponíveis no mercado são os consignados e os pessoais. Dentro dessas duas escolhas, existem diversas linhas de crédito que podem ser adotadas.

O empréstimo consignado

Na maioria dos casos, as pessoas preferem pedir crédito consignado, uma vez que o valor de sua taxa de juros anual costuma ser menor. No entanto, é necessário saber por que isso acontece: na verdade, no empréstimo consignado as parcelas saem automaticamente do holerite da pessoa que pegou dinheiro emprestado. Assim, há pouca chance de não quitar a dívida.

Por essa razão, aquele cliente é considerado de menor risco. Contudo, para pessoas que já vivem com o orçamento apertado, ficar sem uma fatia de sua remuneração pode ser comprometedor. Por essa razão, é necessário bastante planejamento na hora de tirar um empréstimo consignado, para que ele não prejudique sua qualidade de vida.

Além disso, é importante saber que nem todo mundo pode aderir ao consignado: somente as pessoas com emprego fixo e carteira assinada, além dos aposentados e servidores públicos, têm preferência para a modalidade. O interessado também não pode ter o nome inscrito no SPC ou Serasa.

O empréstimo pessoal

Os empréstimos pessoais, por sua vez, são outra boa possibilidade de crédito no mercado. Neles, há uma diversidade maior de taxas, dependendo da linha de crédito e do valor total requerido. Por essa razão, é muito importante que a pessoa que deseja solicitar um crédito pessoal faça extensa pesquisa sobre eventuais opções e se programe para pagar em dia as parcelas do empréstimo.

Aprenda a comparar empréstimo

Na hora de fazer essa comparação, algumas medidas devem ser tomadas. Após fazer um levantamento das principais propostas para a sua necessidade, é a vez de decidir por qual optar. Leia a seguir as etapas a serem levadas em consideração:

Faça uma confrontação dos juros cobrados

Os juros tomados pelas instituições financeiras variam de acordo para acordo. Esse fator é algo que deve ser levado seriamente em consideração na hora de fazer sua escolha.

Para além do valor emprestado, é preciso ter em mente que a quantia será futuramente devolvida a maior para a credora. E o responsável por isso é o acréscimo de juros. A identificação daquelas propostas que trazem as menores taxas é bem significativa, portanto, para o seu bolso.

Preste atenção nas outras taxas

Além da taxa de juros, não se esqueça de saber quais são os outros valores cobrados pela instituição. Para ter uma boa visão geral da proposta, pergunte ao gerente qual é o custo efetivo total (CET) daquele empréstimo. Nessa soma estarão incluídos os preços de seguro e tributos.

Não se esqueça da forma de pagamento e parcelas a assumir

É fundamental levar em consideração as formas de pagamento para fechar um acordo de empréstimo. Isso acontece porque, assim como qualquer outro contrato, essas cláusulas devem ser respeitadas; caso contrário, o nome da pessoa pode ser negativado e ela perderá crédito na praça.

Por isso, é essencial ter uma noção real de qual é a sua situação financeira e de quanto dinheiro vai dispor mensalmente para a quitação da sua dívida. Faça uma proposta para os gerentes dos bancos e feche o negócio apenas com aquela instituição na qual for capaz de quitar essa dívida de maneira eficaz, sem comprometer boa parte de sua renda mensal.

Empréstimos podem não ser as melhores soluções para a sua vida financeira, mas são ideias necessárias em algumas situações. Por isso, é preciso saber como escolhê-lo e garantir um bom planejamento para não se enrolar depois.

E você? Tem mais alguma tática para comparar empréstimo? Deixe um comentário!

banner-mktplacedireto-1

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *