Quando buscar um consultor financeiro?

66780-quando-buscar-um-consultor-financeiro-entenda-aqui

banner-mktplacedireto-2
Quando buscar um consultor financeiro? Entenda aqui!Em tempos de crise econômica e recessão, muitas pessoas desequilibram suas contas ou caem em ciclos constantes de dívidas e desemprego. Para muita gente, lidar com dinheiro não é fácil. Se você está inadimplente ou quer se reestruturar financeiramente e não tem conseguido sozinho, está na hora de rever seus conceitos e procurar auxílio de um consultor financeiro.

É comum as pessoas buscarem o gerente do banco para um aconselhamento sobre aplicações financeiras mais rentáveis ou refinanciar o cheque especial a juros mais baixos, mas um consultor financeiro vai além do que o gerente oferece. Ele é responsável por uma avaliação mais aprofundada e traça estratégias para organização financeira pessoal, sempre com base no perfil e no objetivo de cada cliente.

Veja as vantagens de contratar um consultor financeiro

O profissional contratado possui uma visão ampla de mercado financeiro e pode aplicar seus conhecimentos aos objetivos do cliente, como trazer experiências de outras pessoas que enfrentaram a mesma situação que você.

– O vínculo é temporário e mais barato do que um especialista em negócios, já que o contrato tem prazos definidos e foca nas possíveis falhas do cliente. Além de dar suporte quanto aos investimentos inadequados, sempre prezando pela ética e confiabilidade;

– Não importa se o seu objetivo é sanar dívidas ou se você tem uma quantia reservada e quer planejar o futuro, o consultor pode ajudar você a cortar gastos supérfluos e a usar melhor seus recursos;

– O consultor financeiro tem uma visão holística que ultrapassa a realidade do cliente. Ele faz análise minuciosa e crítica da situação, agregando informações que incluem, além do fluxo de renda e despesa, o estilo de vida, comportamento do indivíduo e os sonhos de futuro;

– Cria um plano de ação e suas tomadas de decisões são estratégicas, sempre no sentido de aumentar as chances de alcançar os objetivos esperados.

Além de procurar um consultor financeiro, algumas dicas e mudanças de hábitos no dia a dia são muito bem vindas na hora de controlar as finanças. Veja algumas delas:

Crie uma planilha com o seu consultor financeiro

Na internet você encontra aplicativos e planilhas eletrônicas em sites de finanças que são muito úteis na hora de controlar seus gastos. Procure anotar suas contas a pagar e a receber de acordo com as datas de vencimento, valor e status do pagamento, e não se esqueça de manter o controle financeiro ativo e atualizado.

Registre tudo que entra e sai

Quando você visualiza suas metas e prioridades em uma planilha, você cria possibilidades para enxergar o seu futuro financeiro e retomar o controle de suas finanças.

Reserve 10% dos seus ganhos

Muitos não conseguem poupar esse percentual, seja por descontrole ou por adotar um padrão de vida acima da renda, isto é, gastam mais do que ganham. Mas recomenda-se guardar um valor mensal para a aposentadoria ou para alguma emergência.

Planeje seus gastos

Pense bastante antes de fazer alguma compra grande. Confira se há dinheiro em caixa e se esse montante não fará falta para o seu orçamento. Outra dica importante é prever gastos sazonais ao longo do ano, como matrícula dos filhos, pagamento do IPTU e revisão do carro. Ao prever esses gastos, você saberá quando e quanto terá que economizar nos meses mais tranquilos.

Reveja descontos em planos e serviços

Fique de olho nas tarifas bancárias e nos planos de academia que não são usufruídos em 100%. Assinaturas de TV e de telefonia mal aproveitadas também podem onerar bastante o orçamento.

Ao contratar um consultor financeiro pessoal, peça indicação para amigos e parentes. É importante que a pessoa seja experiente, confiável e mantenha sigilo absoluto das suas contas.

Achou as dicas úteis? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

banner-mktplacedireto-2

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *