Conheça 5 alternativas ao cheque especial

cheque especial

banner-mktplacedireto-2
A shot of a middle age caucasian woman paying bills at home

Embora pareça uma solução de fácil alcance, o cheque especial pode ser uma verdadeira armadilha para as pessoas que não fazem um bom planejamento. A dívida pode aumentar rapidamente e levar o consumidor ao endividamento em um curto período de tempo.

Antes mesmo que seja aceso o alerta vermelho, é recomendável encontrar um jeito de colocar a casa em ordem. Para ajudá-lo nesta missão, apresentamos cinco alternativas ao cheque especial. Confira!

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

1. Corte gastos para sair do cheque especial

Quando uma pessoa precisa conseguir uma folga no orçamento sem recorrer à contratação de crédito, há dois caminhos possíveis: reduzir as despesas ou aumentar as receitas. Uma boa avaliação nas finanças pessoais pode apontar o caminho para sair do cheque especial.

Tome nota de seus gastos durante um mês e coloque tudo na ponta do lápis. Avalie tudo o que pode ser cortado ou reduzido, mesmo que provisoriamente. A ideia é garantir que as despesas sejam menores do que a receita e utilizar a sobra para cobrir o limite do cheque especial.

2. Obter uma renda extra

Para quem já cortou tudo o que podia, obter uma renda extra pode ser uma ótima alternativa ao cheque especial. Aproveite o seu tempo livre e utilize suas habilidades para aumentar as receitas e manter a conta no azul.

As opções são várias: é possível dar aulas, prestar consultoria sobre alguma área que você domine, fazer artesanato ou atuar como freelancer. Hoje em dia é fácil encontrar plataformas online voltadas para a divulgação de serviços.

3. Praticar o desapego

Se você costuma guardar objetos que não utiliza mais, é uma boa hora de praticar o desapego. Já que a ideia é fugir dos juros, qualquer reforço no caixa é muito bem-vindo.

Existem vários sites para compra e venda de objetos usados, assim como grupos no Facebook criados especialmente para este fim. Outra forma de vender produtos usados é procurar os sebos e brechós de sua região.

4. Contratar um empréstimo consignado

Caso seja mesmo necessário contratar uma modalidade de crédito para sair do cheque especial, dê preferência às opções com juros mais baixos.

O empréstimo consignado é uma das melhores alternativas ao cheque especial. O produto alia taxas de juros mais baixas com prazos dilatados, o que possibilita o pagamento em parcelas de menor valor e, consequentemente, um alívio no orçamento. O custo mais baixo é possível porque o dinheiro das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento de trabalhadores do setor público ou privado.

Para quem já caiu no limite, inclusive, é recomendável contratar um empréstimo consignado para sair do vermelho e colocar a conta em dia, trocando uma dívida maior por uma menor.

É preciso ter cuidado, apenas, para não voltar a utilizar o cheque especial, o que provocaria o acúmulo das parcelas do consignado com os juros do limite.

Embora seja uma excelente opção no que diz respeito à taxa de juros, o consignado oferece condições mais facilitadas para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS do que para funcionários de empresas do setor privado.

Neste último caso, aliás, o trabalhador deve ficar atento: a empresa precisa ter parceria com alguma instituição financeira que ofereça o consignado.

5. Buscar um empréstimo pessoal

Para quem não se encaixa no perfil acima, o empréstimo pessoal aparece como opção. Apesar dos juros não serem tão reduzidos como no caso do consignado, em via de regra as condições ainda são muito mais atraentes do que no cheque especial.

A educação financeira é o melhor caminho para o equilíbrio de suas contas. Avalie cada uma das alternativas ao cheque especial apresentadas neste artigo e não permita que a situação saia do controle. Nosso conteúdo foi útil para você? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos e informações relevantes para te ajudar a se organizar financeiramente!
banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *