4 prejuízos para quem tem o nome sujo

82152-4-prejuizos-para-quem-tem-o-nome-sujo

banner-mktplacedireto-2
82152-4-prejuizos-para-quem-tem-o-nome-sujo

Controlar o orçamento mensal e passar longe das dívidas é um tremendo desafio para boa parte das pessoas, especialmente nos momentos em que a conjuntura econômica do país está pouco favorável. No entanto, poucos realmente conhecem os verdadeiros prejuízos para quem tem o nome sujo.

Mais do que uma questão de orgulho, ficar com o nome sujo pode efetivamente atrapalhar a vida do consumidor. Quer aprender um pouco mais sobre o assunto e descobrir o que acontece com quem está no cadastro negativo?

Então confira o conteúdo que preparamos e conheça os quatro prejuízos para quem está com o nome sujo na praça!

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

1. Entrada no cadastro negativo

Um dos primeiros prejuízos para quem tem o nome sujo é a entrada no cadastro negativo, ou seja, assim que o prazo de vencimento é ultrapassado, a empresa, organização ou instituição financeira pode enviar um aviso para o cliente antes da negativação e, posteriormente, solicitar a inclusão do seu CPF nos serviços de proteção ao crédito como o Boa Vista SCPC e o Serasa.

Ainda que isso não seja nada bom, o Código de Defesa do Consumidor garante que você terá dez dias depois do prazo de vencimento para quitar suas pendências. Nesse intervalo, você deve ser notificado da situação pelo solicitante. Depois de arcar com o valor, seu nome é retirado do cadastro em até cinco dias.

2. Cancelamento do cheque especial

Quem tem o CPF inserido em um sistema de proteção ao crédito provavelmente também acaba ficando com a conta bancária no negativo, o que implica no uso do cheque especial. Porém, o banco também pode cancelar esse benefício se você estiver com o seu nome sujo, como uma maneira de proteção.

Uma vez que seu gerente tome conhecimento da sua situação de inadimplência, é bem provável que ele ligue para conversar sobre a impossibilidade de você utilizar os benefícios dessa modalidade. No entanto, uma vez em dívida, esse acontecimento pode não ser de todo ruim, afinal os juros do cheque especial são muito elevados e você pode perder ainda mais o controle de suas finanças.

3. Restrição de crédito

Outro dos grandes prejuízos de quem tem o nome sujo é a restrição de crédito, que pode ser uma tremenda dor de cabeça para as pessoas que simplesmente amam comprar com o seu cartão. No entanto, uma vez que você entra no cadastro negativo, essa é uma situação que pode acontecer.

Os inadimplentes terão problema com qualquer compra parcelada, empréstimo ou financiamento, pois passam a ser considerados consumidores de risco para as empresas, organizações ou instituições bancárias. Qualquer aquisição que requeira um sistema capaz de verificar se o CPF do comprador tem alguma pendência pode fazer o bloqueio.

4. Nome sujo traz problemas para arrumar emprego

Poucas pessoas sabem, mas muitas empresas vasculham o CPF de candidatos aos empregos disponíveis para verificar a existência ou não de alguma pendência financeira ou irregularidade. Mesmo que isso possa ser encarado como uma atitude errada, não deixa de ser um dos prejuízos para quem tem o nome sujo.

A grande questão é que se depois da análise de currículo e das entrevistas a vaga estiver apenas entre você e outra pessoa, por exemplo, a presença no cadastro negativo pode reduzir consideravelmente as suas chances de ocupar o cargo desejado.

Esses são alguns dos prejuízos para quem tem o nome sujo, por isso o ideal é manter as finanças em ordem e evitar a inadimplência. Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, nossas novidades!
banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

5 Comments

  1. muito bom conteudo

  2. Como sair de muitas dividas economizando em um banco poupança

  3. Boa Noite por favor uma simulação de um empréstimo pessoal para assalariado de R$ 3.000,00 tem como fazer.

    • Olá, Jussara, tudo bem?
      Você pode acessar o nosso site e fazer uma simulação, basta seguir o passo a passo. Veja:
      https://www.guiabolso.com.br/emprestimo/
      abração,

  4. A luta continua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *