Por que uma planilha financeira pode ser uma furada

Close up Young Businessman at his Workplace, Holding his Head While Suffering From Headache.

banner-mktplacedireto-2
Close up Young Businessman at his Workplace, Holding his Head While Suffering From Headache.

Usar uma planilha financeira é o caminho natural para muitos quando o assunto é organizar as finanças. Mas você sabia que essa ação mais atrapalha do que ajuda no controle de gastos?

Pensando nisso, listamos alguns dos maiores problemas gerados pelo uso dessa forma de controle de gastos e como isso pode comprometer suas finanças. Também mostraremos como resolver a questão da organização financeira de forma simples e eficiente. Confira!

Atrapalha a otimização de tarefas

Por mais que, em um primeiro momento, uma planilha financeira remeta à otimização de tarefas, a criação e manutenção de uma lista detalhada de despesas tende a ser bastante trabalhosa, o que dificulta a organização e demanda muito tempo.

Modelos prontos de planilha foram construídas com bases genéricas e dificilmente vão te ajudar a encontrar uma saída para suas finanças. Já a elaboração de uma planilha própria exige bastante esforço na alimentação de dados e, mesmo assim, não levar a nenhuma conclusão.

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Foca mais no problema do que na solução

A maioria das pessoas escolhe uma planilha financeira como uma forma de anotar os gastos e observar onde estão os gargalos financeiros.

Contudo, por mais importante que seja essa ação, focar só nas dívidas não vai trazer as soluções necessárias para a sua vida. Esse foco nas despesas acaba comprometendo seriamente a tomada de decisões certeiras para encontrar as melhores formas de controlar o seu dinheiro.

Dificulta a identificação de erros

Além de demandar muito trabalho durante a elaboração e manutenção, a dificuldade de identificar erros em uma planilha é grande. Afinal, ela geralmente requer o uso de muitos cálculos e é preciso verificar manualmente se você selecionou as células e fórmulas corretas.

Um erro na fórmula pode trazer prejuízos ao seu controle financeiro: você pode gastar mais do que devia porque o valor que a planilha mostra como disponível foi somado errado. Você não quer que isso aconteça, certo?

Limitação tecnológica

A criação e a alimentação de uma planilha são tarefas costumeiramente realizadas em frente a um computador. Isso torna o acesso a essa ferramenta bastante limitado, dificultando a atualização dos dados.

Mesmo que algumas empresas tenham investido em soluções mobile, ou seja, que podem ser acessadas via smartphone ou tablet, a dificuldade de gerenciamento da planilha continua sendo grande, o que acaba trazendo muitas dificuldades aos usuários.

Prejudica a “visão do todo”

Ter uma visão geral da sua situação financeira é fundamental para você poder se conscientizar e se planejar adequadamente. Uma planilha financeira normalmente não possibilita isso: mesmo que você a crie do zero, a tendência será sempre focar no problema e não na solução.

É preciso optar por uma solução que possa ir muito além de anotar gastos e que possa realmente te ajudar a controlar e organizar suas finanças.

Provavelmente você deve estar se perguntando qual a melhor opção para ser usada no lugar de uma planilha financeira, não é mesmo?

O aplicativo GuiaBolso ajuda a ter uma visão geral sobre sua situação financeira e a controlar suas finanças, pois sua estrutura permite inserir os dados do internet banking, controlar todas as movimentações feitas na conta corrente ou cartão de crédito, separar todas as despesas por categorias de forma automática e identificar onde e como economizar de forma eficiente.

O uso de um aplicativo também permite facilidade de acesso, já que basta estar com o seu celular em mãos, além de contribuir para a segurança dos seus dados financeiros, pois eles ficam ligados à sua conta pessoal e não ao aparelho.

E quanto custa tudo isso? Eis a melhor notícia: o GuiaBolso é um aplicativo gratuito, podendo ser baixado na Google Play e na App Store.

Que tal abandonar a planilha financeira e adotar uma nova e inteligente forma de controlar as suas finanças? Deixe um comentário e conte para a gente como você costuma fazer o seu controle financeiro!
banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

5 Comments

  1. E o que acontece com seu acompanhamento quando o guiabolso fica até duas semanas sem conexão com o seu banco (como vem acontecendo com frequência)? Pode até ter suas funcionalidades para facilitar o acompanhamento, mas só tera um efeito positivo se funcionar 24x7.

    • Oi, Marcos, como vai?
      Poxa, que chato que você está com problemas. A gente pode te ajudar se você escrever para suporte@guiabolso.com.br. O nosso time vai investigar o que está acontecendo e resolver isso para você, ok?

      abração,

  2. Sempre uso planilhas em meu controle financeiro e graças a elas nunca mais fiquei no vermelho. Vocês podem até fazer propaganda do aplicativo de vocês, mas dizer que a planilha mais atrapalha do que ajuda é forçar muito a barra. Me desculpem mas vcs estão enganados sobre as planilhas.

    • Felippe, como vai?
      Cada um tem seu ponto de vista, é claro. Aqui nós trabalhamos para ajudar os brasileiros a organizar as contas sem complicação. Mas que bom que você consegue fazer isso sozinho, parabéns!

  3. Aprecio muito o Guia Bolso, mas algumas características o estão deixando chato:
    1- A versão web demora muito para abrir em função de ficar calculando opções de financiamento que eu não preciso...
    2- Para a tomada de decisões estão faltando gráficos para o período ano atual (do início do ano até o mês atual)
    3- Poderia ter a opção de exportação dos dados para análises mais detalhadas em planilha, pois o aplicativo não fornece todas as análises que eu gostaria de fazer.
    4- Tempo de 10 minutos de inatividade é muito pouco tempo para que possamos realmente utilizar o aplicativo para análise. Mesmo manipulando o aplicativo, ele volta para a tela de login.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *