GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Quarto lote do FGTS vai ser liberado no dia 10; veja como sacar

banner-mktplacedireto-2
O quarto lote das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) vai chegar mais cedo. Os saques estavam previstos para o dia 16 de junho, mas vão começar já neste sábado, 10. De acordo com a Caixa Econômica Federal, R$ 10,9 bilhões serão distribuídos para 7,5 milhões de pessoas que nasceram nos meses de setembro, outubro e novembro. O dinheiro vai cair automaticamente na conta de 2,4 milhões deles.

O FGTS é um depósito mensal feito por empresas para empregados que estão sob o regime da CLT. Ele funciona como uma espécie de seguro para o caso de demissão sem justa causa ou mesmo em caso de morte.

Embora seja um direito do trabalhador, ele exibe regras específicas de saque e, em 2017, uma medida provisória passou a permitir o saque de determinados valores. Antes de tomar qualquer medida quanto ao seu FGTS, porém, vale a pena conferir o extrato do FGTS para saber quanto há disponível na sua conta.

Quer acessar o extrato de seu FGTS? Vamos te ensinar como fazer isso. Confira!

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Cadastre uma senha para consulta do FGTS

Antes de pensar em verificar quanto dinheiro há disponível no seu fundo de garantia, você precisa cadastrar uma senha de acesso. Essa informação é importante para proteger os seus dados.

O cadastro é feito pelo site da Caixa Econômica Federal, na parte do extrato. Se preferir, também pode usar o aplicativo de consulta ao FGTS. Depois de informar o seu NIS (Número de Inscrição Social), basta ir até “Cadastrar senha”.

Logo em seguida, você deverá preencher corretamente o formulário com seus dados pessoais, inclusive o número do Título de Eleitor.

Ao final, é só criar uma senha com até 8 caracteres e anotá-la.

Faça a verificação online no site da Caixa

Depois de ter a senha, basta informá-la juntamente do seu NIS. Isso pode ser feito tanto no site da Caixa como no site do FGTS ou no aplicativo. Nesse último caso, você consegue conferir o extrato de qualquer lugar ou dispositivo compatível, tornando tudo ainda mais eficiente.

Após ter acesso, surgirão diversas opções. A que você procura é a de “Extrato completo”, que mostrará todos os lançamentos realizados nesse fundo. Serão apresentados todos os ligados a cada empresa que você trabalhou, garantindo controle completo.

Busque uma agência da Caixa em caso de dúvidas

Caso você tenha alguma dificuldade em conferir o extrato, as consultas podem ser feitas presencialmente em qualquer agência da Caixa.

Durante esse atendimento, você precisará fornecer as informações pessoais pedidas pela internet. Novamente, é necessário informar o NIS e a senha cadastrada, o que pode ser feito na hora.

O extrato é apresentado na hora e você ainda poderá tirar quaisquer dúvidas para acessar quando quiser.

Verifique se ele está disponível para saque

Depois de conhecer o extrato do FGTS, é hora de saber se ele está disponível para o saque. Em 2017, foi sancionada uma medida que permite o saque do FGTS inativo.

Para se caracterizar como tal, o desligamento do emprego precisa ter acontecido antes de 31/12/2015. O pagamento é escalonado, de acordo com a data de nascimento, o que deve ser conferido. Todas as pessoas têm o prazo limite de 31 de julho para sacar todos os valores.

No caso de saque do FGTS ativo — ou seja, em relação ao empregador atual ou com desligamento a partir dessa data —, as regras são mais rígidas.

Só é possível fazer o saque em caso de doença grave ou terminal, caso o trabalhador tenha mais de 70 anos ou caso tenha se afastado por três anos consecutivos. Os recursos do FGTS ainda podem ser usado como entrada para financiamentos de imóveis ou para abater parte dessa dívida.

Com essas dicas, conferir o extrato do FGTS vai ser uma tarefa descomplicada. Assim, você saberá quanto tem disponível e se pode acessar o dinheiro para cumprir com alguns de seus planos.

Não perca nossas dicas sobre finanças! Assine a newsletter do GuiaBolso e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

Analucia Alves doimo comentou:

Go status de saber Sr tennis alguma voids para receber

07/06/2017, 17:38

GLEIMAR comentou:

E quem saou do emprego em 2016 n tem direitp ?

07/06/2017, 18:05

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play