Solução de dívidas: 4 estratégias que você pode adotar
Tem horas que a situação aperta, a conta não fecha e o resultado é só um: as dívidas começam a se acumular. Mas sair correndo atrás de qualquer empréstimo como solução de dívidas pode piorar as coisas.
O melhor a se fazer é manter a calma e investir em um planejamento financeiro realista para restabelecer a situação financeira e ficar longe de maiores prejuízos.
Se esta é a sua realidade, este artigo vai te ajudar a sair do sufoco. Confira nossa lista com 6 estratégias para solucionar as suas dívidas e voltar a viver tranquilo.
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Planilha de gastos mensais: como fazer?
1. Tenha uma boa organização financeira
Espere aí, você quer sair do vermelho, mas não sabe nem mesmo quanto está devendo?
A primeira coisa a fazer é entender a dimensão do problema: qual o tamanho da sua dívida, quantas prestações ainda faltam ser quitadas — e óbvio, seus valores — e qual é a taxa de juros.
Com esse panorama, você terá um cenário realista de sua saúde financeira e poderá traçar um plano de ação priorizando as dívidas e considerando os seus riscos reais, evitando mais prejuízos como perder bens como carros e casa, por exemplo.
2. Faça um plano de gestão de dívidas
Agora que você já sabe qual o verdadeiro cenário de suas dívidas, investir em um plano de pagamentos deve ser a primeira estratégia para solucionar seu problema. Para tanto, você deve observar os seus rendimentos e gastos: reduza tudo o que for desnecessário e destine uma parte dos rendimentos para a quitação das dívidas.
Uma boa dica é potencializar seus rendimentos com hora extra e trabalhos como freelancer. A renda extra vai ajudar a alavancar seu plano.
3. Renegocie sua dívida
Renegociar sua dívida é uma forma de evitar que os juros continuem aumentando exponencialmente o valor em débito e, principalmente, tentar reduzir o montante que se deve.
A partir da renegociação, a dívida antiga é extinta e uma nova é aberta. Portanto, se o seu nome estava negativado, pode ser uma ótima maneira de limpá-lo.
Entre em contato com o credor e apresente sua proposta de negociação dentro das suas reais possibilidades de pagamento. Mostre firmeza e disposição em quitar o que se deve, mas lembre-se: se não cumprir com o negociado, o nome volta ao cadastro de inadimplência.
4. Aposte na consolidação das dívidas
Se você tem muitas dívidas, pesquise a possibilidade de consolidá-las em uma única. Ou seja, você adquire um empréstimo com juros mais baixos para pagar as dívidas e fica somente com um débito a ser quitado.
A principal vantagem dessa estratégia é a redução de juros, o que faz dela uma das melhores soluções para economizar no pagamento de dívidas.
5. Busque um refinanciamento
Refinanciar bens como apartamento ou carro como solução de dívidas pendentes ajuda a eliminar o gasto com juros altos.
A grande vantagem desse tipo de empréstimo pessoal que tem os bens como garantia é a taxa de juros bem atraente em relação a outros tipos de crédito disponíveis, o que permite economizar em longo prazo e criar até mesmo planos para quitar o refinanciamento de forma mais breve.
É uma boa solução para quem está muito endividado ou com o nome sujo na praça. É preciso, porém, ter cuidado com as parcelas, pois se não pagá-las, o banco ou financeira poderá tomar o seu bem e leiloá-lo.
Buscar uma solução de dívidas nunca é fácil. Muitas vezes, permanecer no vermelho exige menos disciplina e comprometimento, mas o caminho é de esforço, paciência e grandes recompensas rumo a uma saúde financeira organizada.
O segredo é buscar sempre o controle de seus rendimentos e gastos, evitando o desperdício e os excessos, racionalizando o uso do dinheiro. Não é tão difícil quanto parece e o resultado é o melhor possível: uma vida longe do vermelho.
Gostou das nossas estratégias para solução de dívidas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas para ter uma saúde financeira mais equilibrada!
Joice comentou:
Quero pagar minhas dividas
23/06/2017, 13:27