GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Saiba o que fazer para aumentar o seu score de crédito!

620x100-gradiente
Está com as contas atrasadas e não consegue empréstimos e financiamentos? Saiba que você pode consultar o seu score de crédito. Basta fazer um rápido cadastro nos site do Serasa ou da Boa Vista SCPC.

Esse serviço traz mais transparência às informações e evita fraudes. Também é uma boa maneira de alertar os consumidores sobre a importância de manter as contas em dia.

Se você não sabe o que é score ou não entende como funciona esse método de análise de crédito, siga a leitura do post de hoje. Confira o que você precisa saber sobre score — o que é, qual a importância de mantê-lo alto, além de 4 formas de aumentá-lo!

O que é score de crédito?

O score de crédito funciona por meio de uma pontuação que indica a possibilidade do consumidor se tornar inadimplente em um período de 12 meses. O serviço utiliza informações públicas disponibilizadas na base de dados de empresas que trabalham com análise de crédito.

Assim, se você pedir um empréstimo pessoal ou um cartão de crédito, por exemplo, a empresa verificará, entre vários critérios, o seu score para decidir se lhe concederá ou não o crédito.

A pontuação do score varia de 0 a 1000 e baseia-se nos comportamentos de compra do consumidor. A classificação do risco de crédito funciona da seguinte forma:

  • 0 a 300 pontos — alto risco de inadimplência;
  • 301 a 700 pontos — risco médio de inadimplência;
  • 701 a 1000 pontos — baixo risco de inadimplência.

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Qual é a importância de manter o score alto?

O score de crédito é uma maneira rápida e efetiva das empresas avaliarem se é seguro abrir um crédito para determinado cliente. A lógica é simples: quanto menor for o score do consumidor, maiores serão as suas chances de dar calote.

Ou seja, um alto risco de crédito fará com que a instituição financeira dificilmente aprove um empréstimo. Caso decida emprestar dinheiro para esse perfil de cliente, as condições do contrato como juros, prazos e parcelas não serão tão interessantes.

Por isso, se quiser ter acesso ao crédito, o consumidor deve pagar as suas contas em dia para manter o seu score o mais alto possível.

Como aumentar o score?

Se você vislumbra a necessidade de fazer um financiamento no futuro, deve começar a se preocupar em aumentar o score a partir de agora.

A pontuação é atualizada diariamente nos órgãos de proteção ao crédito. Porém, pode ser que o consumidor, após ter o seu nome negativado, demore alguns meses para reconquistar a confiança do mercado. Confira agora 3 dicas infalíveis para aumentar o score:

1. Limpe seu nome

A inscrição do nome nos cadastros de proteção ao crédito é o primeiro fator considerado pelas instituições financeiras na hora de aprovar um empréstimo.

Em função disso, entre em contato com as empresas para as quais você deve e negocie suas dívidas. Acertar as suas contas e limpar o seu nome deve ser prioridade para que seu score volte a aumentar.

 

2. Pague suas contas antecipadamente

O pagamento das contas antes do vencimento prova ao mercado que você é um consumidor consciente e que planeja o seu orçamento de maneira eficiente.

Por outro lado, o atraso nos pagamento é interpretado como risco de crédito, o que reduz o seu score.

3. Atualize seus dados

Quanto maior for a exatidão dos dados informados aos órgãos de proteção ao crédito, mais confiável será o seu cadastro. Por isso, sempre atualize o seu cadastro. A atualização pode ser feita online ou presencialmente em alguma agência de sua cidade.

Se você gostou de nossas dicas sobre como aumentar o score, não deixe de nos seguir no FacebookTwitter e LinkedIn.  Acompanhe outras dicas importantes para organizar as suas finanças!

620x100-gradiente

Comente!

comentários

 
 

Nerinalva damacena da Cruz comentou:

E quando vc sofre um golpe de exterionatario e acaba ficando sem dinheiro para pagar seus boletos seus cartões de crédito e vc não ve saida.
A não ser tentar um empréstimo . Mas cada dia que passa fica difil pois neste momento parece que todas as portas se fecha pra vc.
Ai nao tem como manter contas em dia ou pagar adiantado neh.

15/07/2017, 01:21

Cirineu Donizetti Vieira comentou:

Preciso do enprestimo

19/07/2017, 12:53

    Guia Bolso comentou:

    Oi, Cirineu, tudo bem?
    Você pode acessar nosso site e ver se temos uma oferta para você! É só seguir o passo a passo, dá uma olhada lá:
    https://www.guiabolso.com.br/emprestimo/
    abração!

    20/07/2017, 12:36

Renato jose da rosa comentou:

Eu li as dicas achei muito interessante bom concelho para quem faz muita conta pagar antecipado bom cliente ok

19/07/2017, 13:12

Julya comentou:

Boa tarde! A quantidade de empréstimos que a pessoa faz durante a vida interfere negativamente no score mesmo sendo pagos pontualmente ?

19/07/2017, 13:30

    Guia Bolso comentou:

    Oi, Julya?
    Se você costuma pagar as contas e empréstimos em dia pode ficar tranquila, o seu score vai refletir essas boas práticas. É claro que, para compor o score, outros fatores são levados em consideração e podem acabar jogando o seu score. Mas, sem detalhes, não posso dizer ao certo.

    abração,

    19/07/2017, 13:53

salah comentou:

gostei miuto da deicas

19/07/2017, 13:31

vicente lopes da silva comentou:

esse score e uma piada isso porque eu tinha meu score com 300 de ponto e esse dias eu fui olha como estavam baixou duas vezes de 300 foi pra 272 e agora eu vi baixou de novo pra 261 eu em que score e esse podendo aumentar faz e baixar nao entendi nada eu nao tenho dividas com nem uma loja e nem financeira e pago minhas contas em dia e ate adiantado muito adiantado tem contas que

19/07/2017, 14:11

    Guia Bolso comentou:

    Oi, Vicente!
    Poxa, que chato isso! Mas eu recomendo que você dê uma pesquisada para entender melhor a sua situação. Às vezes, por exemplo, temos um débito em nosso nome e nem sabemos. Um jeito legal de descobrir isso é acessar o Radar do CPF pelo aplicativo do GuiaBolso. Lá nós informamos qual a situação do seu CPF e se encontramos alguma pendência.
    abração e boa sorte!

    20/07/2017, 12:38

vicente lopes da silva comentou:

Vence no dias 10 e 15 eu pago nos dias 4 5 por isso acho piada esse tal de score

19/07/2017, 14:13

solismar Pereira costa comentou:

Estou precisando urgente de 30 mil urgente para hoje pagar minhas contas

19/07/2017, 23:31

    Guia Bolso comentou:

    Olá!
    Você pode acessar nosso site e ver se temos uma oferta para você! É só seguir o passo a passo, dá uma olhada lá:
    https://www.guiabolso.com.br/emprestimo/
    abração!

    20/07/2017, 12:36

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play