O que fazer pra aumentar o score de crédito

blog_score

Por Guilherme Campos

Quando você pede um empréstimo ou um novo cartão de crédito, o banco ou instituição não liberando a grana assim. Ela toma alguns cuidados, adota certos “padrões de segurança”. Isso porque eles querem conhecer quem está fazendo o pedido.

A maior preocupação é a pessoa não pagar a dívida, seja por não ter condição pra fazer isso ou mesmo por não querer resolver a situação. E nesse momento, entram em cena ferramentas que fazem uma espécie de radiografia do bolso e da vida financeira das pessoas.

Um dos instrumentos usados é a avaliação de crédito, o chamado score. Score é uma espécie de nota dada pra cada pessoa. Quanto maior for o resultado, mais difícil da pessoa ser inadimplente. Normalmente, a pontuação varia entre 0 e 1 mil:

  • 0 a 300 pontos — alto risco de inadimplência;
  • 301 a 700 pontos — risco médio de inadimplência;
  • 701 a 1 mil pontos — baixo risco de inadimplência.

Algumas empresas calculam o próprio score usando critérios específicos e se apoiando em informações públicas da base de dados de lugares que trabalham com análise de crédito.

Também existem instituições específicas que fazem esses cálculos. Elas são chamadas de bureaus de crédito. Calma, o nome é estranho mas você já deve ter ouvido falar nelas. Ou mesmo já fez consulta por lá. Dois conhecidos bureaus são a Serasa e a Boa Vista SCPC

Qual é a importância de manter o score alto e dá pra acelarar isso?

Eu até consigo ter um cartão de crédito com score baixo ou liberar um empréstimo e parcelar compras nesta situação. O problema vai ser a taxa de juros maior que será cobrada. Isso porque o banco vai tentar compensar, de alguma forma, o risco maior de um calote.

E como faço pra melhorar a nota?

1 – Evite ficar com o nome sujo e pague as contas em dia.
E tenha paciência. Se você ficou negativado, mesmo resolvendo a situação, vai levar um tempo pras coisas se normalizarem e a confiança voltar.

2  Tente aumentar a renda
Renda mais alta normalmente resulta em score melhor. Procurar uns bicos e rendas extras é uma boa opção.

3 – Use bem as linhas de crédito
O raciocínio é simples. Se a pessoa consegue pagar em dia as faturas é sinal que ela gerencia bem a própria vida financeira.  

A conta que ninguém te conta!
Uma pesquisa do Guiabolso revela que 6 em cada 10 usuários do app melhoraram o score ao acompanhar regularmente as finanças. Em três meses, a nota delas aumentou, em média, 58 pontos ao passar de 575 pra 633 em uma escala até 1 mil.

Lembre que buscar crédito em várias instituições e com certa regularidade pode ser uma dica valiosa pra aumentar o score mais rápido. Por outro lado, entrar no cheque especial, no rotativo do cartão de crédito ou emitir cheque sem fundo levam à direção contrária e contribuem pra diminuir o score.

Comentários

comentários

12 Comments

  1. E quando vc sofre um golpe de exterionatario e acaba ficando sem dinheiro para pagar seus boletos seus cartões de crédito e vc não ve saida.
    A não ser tentar um empréstimo . Mas cada dia que passa fica difil pois neste momento parece que todas as portas se fecha pra vc.
    Ai nao tem como manter contas em dia ou pagar adiantado neh.

  2. Preciso do enprestimo

    • Oi, Cirineu, tudo bem?
      Você pode acessar nosso site e ver se temos uma oferta para você! É só seguir o passo a passo, dá uma olhada lá:
      https://www.guiabolso.com.br/emprestimo/
      abração!

  3. Eu li as dicas achei muito interessante bom concelho para quem faz muita conta pagar antecipado bom cliente ok

  4. Boa tarde! A quantidade de empréstimos que a pessoa faz durante a vida interfere negativamente no score mesmo sendo pagos pontualmente ?

    • Oi, Julya?
      Se você costuma pagar as contas e empréstimos em dia pode ficar tranquila, o seu score vai refletir essas boas práticas. É claro que, para compor o score, outros fatores são levados em consideração e podem acabar jogando o seu score. Mas, sem detalhes, não posso dizer ao certo.

      abração,

  5. gostei miuto da deicas

  6. esse score e uma piada isso porque eu tinha meu score com 300 de ponto e esse dias eu fui olha como estavam baixou duas vezes de 300 foi pra 272 e agora eu vi baixou de novo pra 261 eu em que score e esse podendo aumentar faz e baixar nao entendi nada eu nao tenho dividas com nem uma loja e nem financeira e pago minhas contas em dia e ate adiantado muito adiantado tem contas que

    • Oi, Vicente!
      Poxa, que chato isso! Mas eu recomendo que você dê uma pesquisada para entender melhor a sua situação. Às vezes, por exemplo, temos um débito em nosso nome e nem sabemos. Um jeito legal de descobrir isso é acessar o Radar do CPF pelo aplicativo do GuiaBolso. Lá nós informamos qual a situação do seu CPF e se encontramos alguma pendência.
      abração e boa sorte!

  7. Vence no dias 10 e 15 eu pago nos dias 4 5 por isso acho piada esse tal de score

  8. Estou precisando urgente de 30 mil urgente para hoje pagar minhas contas

    • Olá!
      Você pode acessar nosso site e ver se temos uma oferta para você! É só seguir o passo a passo, dá uma olhada lá:
      https://www.guiabolso.com.br/emprestimo/
      abração!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *