GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

5 dicas para driblar a inadimplência

banner-mktplacedireto-2
O número de brasileiros negativados chegou ao recorde de 61 milhões em 2017, segundo a Serasa Experian. Ter o nome negativado dificulta ou impede o acesso a serviços financeiros, como cartões de crédito, financiamentos e crediários.

Suas dívidas estão acumuladas? Então descubra como sair da inadimplência e organizar o seu orçamento!

Negocie as dívidas

O primeiro passo para organizar a vida financeira é livrar-se das dívidas. Negocie com os seus credores para abater os juros embutidos pelo atraso no pagamento. Outra dica é analisar qual a parcela cabe no seu bolso.

Lembre-se de que o pagamento das dívidas deve comprometer, no máximo 30%, da sua renda. Porém, se você não tem condições de quitar todas no momento, de preferência para os valores mais altos e com maior taxa de juros.

Fique atento para não assumir novas contas nesse período e comprometer as parcelas já negociadas.

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Registre suas despesas e ganhos

Registrar tudo o que você ganha e paga é importante para ter uma visão ampla do orçamento. Saber quais são os rendimentos e pagamentos ajuda a controlar os gastos com maior eficiência e identificar as despesas supérfluas.

Para facilitar esse processo, utilize planilhas online ou aplicativos para smartphones para otimizar seu controle.

Corte despesas desnecessárias

Para quitar as dívidas e sair da lista dos inadimplentes é necessário fazer sacrifícios. E um deles é cortar os gastos desnecessários, como idas aos restaurantes, TV a cabo, uso constante do carro e cartão de crédito.

Assim você garante maior estabilidade financeira e pode sair do vermelho com mais facilidade.

Negocie antes de comprar

Pedir desconto não é errado, pelo contrário. Ao buscar novas formas de pagamento, o seu dinheiro é mais valorizado e você aprende a comprar somente o necessário.

Além disso, procure realizar os seus pagamentos somente com dinheiro, pois pagando à vista você tem mais chances de obter descontos e não se submeter a juros.

Faça uma reserva financeira

Além dos pagamentos das dívidas, você também precisa fazer uma reserva financeira para conseguir lidar com imprevistos ou emergências.

Apesar de ser uma tarefa difícil para um inadimplente, criar o hábito de depositar, ao menos, 10% do salário na poupança é essencial para conseguir administrar as finanças melhor. Com o tempo, as dívidas serão eliminadas e esse valor poderá ser aumentado.

Agora que você já descobriu como resolver a inadimplência com a ajuda das nossas dicas, temos certeza que ficará livre das dívidas. Continue acompanhando as nossas postagens! Basta assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!
banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

Antonio Marcos Pereira de matos comentou:

Eu já tenho conta na Caixa só porque ela tá dando conta inválida e eu quero abrir outra conta

24/07/2017, 13:13

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play