GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Bolsa lidera ranking de investimentos de setembro

banner-mktplacedireto-2O mês de setembro fechou com a Bolsa figurando novamente no topo do ranking de investimentos. No ano, as ações também despontam: a alta é de 22,15%. As bolsas ao redor do mundo, em geral, tiveram bons resultados: EUA (1,6%), Alemanha (4,3%), Reino Unido (2,6%) e por aí vai.

Mas será que o investimento é para qualquer investidor? Não, pelo contrário… tem de ter o perfil que aceita correr risco. E há até quem fale que a Bovespa já está num nível onde o melhor seria vender parte da carteira de ações. O administrador de carteiras Fábio Colombo afirma em seu relatório deste mês que “em razão da alta do Bovespa, em setembro, a recomendação é de venda gradativa e parcial da carteira de ações”.

Leia também:

– 5 fatores que influenciam o rendimento do Tesouro Direto

– Saiba em que investir: CDB ou Tesouro Direto?

– Os 4 primeiros passos para investir em renda fixa

– Alta da Bovespa: ainda vale a pena comprar ações?

Renda fixa

Segundo Colombo, mesmo com a queda da Selic, em setembro os fundos DI ainda apresentaram resultados reais melhores, em razão do recuo da taxa de inflação. Mas no médio e longo prazo os ganhos reais se reduzirão significantemente.

Em geral, a renda fixa tende a pagar menos devido à queda da taxa básica de juros. A saída para quem quer ganhar um pouco acima da média do CDI é alongar o prazo da aplicação (para conseguir negociar melhores taxas e pagar menos imposto), diversificar com títulos privados (CDBs de bancos médios podem pagar um pouco acima da média, por exemplo, mas normalmente não possuem resgate diário) ou mesmo mesclar com ações e fundos de ações (nem que seja uma parte da carteira).

E você, já escolheu onde vai investir?

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play