GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Como negociar a mensalidade da escola dos filhos?

banner-mktplacedireto-2

Chegou a época do ano de fazer a matrícula (ou rematrícula) dos filhos na escola. A gente sabe que a educação vem em primeiro lugar e, por isso, os pais sempre estão em busca de uma instituição competente e que preste o melhor serviço possível. Mas para tudo isso há um custo e ele pode ser bem pesado no orçamento. Para levar o melhor serviço por um preço um pouco mais acessível, a melhor saída é buscar uma boa negociação.

Não se preocupe se não sabe por onde começar. Hoje vamos te mostrar a você algumas dicas de como negociar a mensalidade da escola dos seus filhos. Continue lendo e confira!

Saiba o que a escola pode fazer ao cobrar a mensalidade

Se você atrasou a mensalidade, a escola pode tomar algumas atitudes. Outras não podem. A seguir, listamos algumas condutas que a escola pode ou não tomar na hora de realizar essas cobranças:

    • A escola não pode proibir o aluno de fazer provas ou frequentar aulas, mas pode impedir o aluno de realizar a rematrícula.
    • Não pode haver o reajuste na mensalidade escolar em prazo inferior a um ano (Lei 9870/99, art. 1º, § 4º).
    • Multas de mora, devido a atraso das mensalidades, não devem ultrapassar 2% sobre o valor da parcela (art. 52, § 1º do CDC).
    • Não há um limite para o aumento das mensalidades. Porém, se você achar que o aumento é abusivo, pode solicitar junto à instituição uma planilha de custos, e, assim, comprovar se o aumento é abusivo ou não. Caso seja, procure o Procon para resolver a situação.

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?

Negocie pessoalmente a mensalidade da escola

O momento ideal para uma boa negociação é na hora da realização da matrícula. Procure pessoalmente a diretoria ou o responsável pelo setor financeiro da escola e negocie com ele um desconto. Esse é o melhor período para negociações, porque a escola está empenhada em conseguir novos alunos e permanecer com os que já estão lá. Aproveite essa oportunidade.

Apresente um bom histórico

Evite atrasar o pagamento das mensalidades e materiais didáticos (como apostilas, por exemplo), pois a apresentação de um bom histórico vai facilitar a negociação. As instituições sempre darão preferência para os clientes adimplentes, pois elas sabem que esses cumprirão com seus compromissos, podendo conceder a eles descontos melhores.

Antecipe o pagamento das mensalidades

Verifique junto à instituição se existe a possibilidade conseguir descontos com o pagamento antecipado das mensalidades. As escolas são empresas que precisam de uma garantia de que serão pagas o ano todo. Por isso, se você adiantar o pagamento das parcelas, as chances de conseguir descontos maiores aumentam.

Faça um orçamento em outras escolas

Sempre tenha outras opções para poder negociar a mensalidade da escola. Apresentar os preços dos concorrentes vai ajudar a ganhar melhores descontos.

Agora, se a instituição se recusar a negociar, vale a pena analisar as propostas das outras escolas. Claro, converse com seu filho antes de realizar a transferência, pois o processo de adaptação pode ser difícil para a criança.

A mensalidade da escola é uma despesa que pode ser negociada com facilidade se a instituição estiver aberta ao diálogo. Vale a pena conversar para tentar garantir algum desconto. É importante que você siga nossas dicas e busque a melhor opção para você.

Você já colocou em prática alguma das sugestões acima? Teve alguma experiência com esse tipo de situação? Compartilhe nos comentários!

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play