GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Atrasar o empréstimo é um atraso na sua vida e vamos te explicar porque

banner-mktplacedireto-2

Controlar o orçamento mensal e dar conta de todas as obrigações pode ser um tremendo desafio para parte das pessoas. Demissão, divórcio, doença… são muitos motivos que fazem alguém deixar de pagar o empréstimo, mas poucos realmente conhecem os verdadeiros prejuízos para quem atrasa o pagamento.

Mesmo que o atraso seja de poucos dias, já há consequências para as suas finanças. E quanto mais dias você ficar ignorando o pagamento, a situação só tende a se agravar.

Pensando nisso, separamos 7 motivos para você acender o sinal amarelo nas contas e nunca mais deixar de pagar as parcelas do empréstimo.

 

Nome sujo na praça

Cada vez que o consumidor deixa de cumprir qualquer compromisso financeiro, inclusive empréstimos, ele corre o risco de ser colocado pelo credor (a empresa que emprestou dinheiro) no cadastro de inadimplentes do SPC Brasil, do Serasa Experian ou da Boa Vista SCPC. Em outras palavras, o consumidor pode ficar com o que se chama de “nome sujo”.

Ainda que atrasar, mesmo que por poucos dias, não seja nada bom, o Código de Defesa do Consumidor garante que você terá dez dias depois do prazo de vencimento para quitar suas pendências antes de ser incluído em algum cadastro. Nesse meio tempo, você deve ser informado sobre a situação pela empresa de empréstimo. Depois de pagar o valor, seu nome é retirado do cadastro em até cinco dias.

A situação pode não se parecer com a cena de Cersei andando nua na caminhada da vergonha de Game of Thrones (opa, spoiler!),  mas a sensação da pessoa que tem o nome incluído nos bancos de devedores é como se todos soubessem sobre os seus segredos. E isso pode lhe trazer consequências…

Histórico ruim, score mais baixo

Se você não pagar o empréstimo pessoal, essa informação ficará registrada, à caneta, não à lápis. Podem passar anos, mas seu nome ficará anotado ali. Se lá na frente, você precisar de algo, a empresa irá consultar este “score”, um relatório que mostra não só uma pontuação, mas também seu comportamento de pagamento de dívidas. Empréstimos com atraso abaixam esse valor do score o que diminui as chances de conseguir novos produtos. O mundo da voltas, não é?

Crédito restrito

Outro dos grandes prejuízos de quem tem o nome sujo é a restrição de crédito, que pode ser uma tremenda dor de cabeça para as pessoas que planejam, por exemplo, financiar um imóvel ou carro. Antes de lhe conceder dinheiro, a empresa, mesmo que não seja a mesma para quem você não pagou o empréstimo, irá consultar os cadastros de inadimplentes. Até para parcelar compras no cartão de crédito, o atraso do empréstimo pode ser um problema. 

Juros da mora

Toda vez que você não paga uma parcela terá de arcar com o chamado juros de mora, uma taxa porcentual cobrada de acordo com o tempo de atraso. Isso significa que o planejamento inicial que você tinha feito para pagar certo valor já não será cumprido. Ficará cada vez mais caro não resolver essa conta, o que nos leva ao quarto motivo do porquê não atrasar empréstimos.

Leia também:

– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro

Bola de neve

Enquanto você não pagar o empréstimo, os juros vão se acumulando. E conforme a taxa vai se acumulando, o valor da dívida aumenta, o que pode tornar a conta impagável. O resultado é: a cobrança de juros pode aumentar — e muito — a sua dívida. Por isso, o melhor é manter os compromissos financeiros em dia para não acabar com uma dívida ainda maior.

Cobrança judicial

O próximo passo depois de ter o nome sujo, é ser cobrado judicialmente. É um direito da empresa cobrar a dívida na justiça. Isso pode significar anos de briga judicial e, no fim, o valor terá de ser pago.

Concursos públicos

Ter o nome sujo não é um impedimento para assumir cargos públicos, mas as instituições financeiras públicas podem fazer essa restrição, já a colocando no edital. Geralmente há um prazo para que a pessoa regularize a situação.  Mas por que deixar para pagar amanhã o que você pode pagar hoje, né?

Claro, se tiver dúvidas de como organizar as finanças, conte com a gente! Temos o aplicativo que te ajuda e o canal de atendimento para você tirar suas dúvidas.

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play