GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Como funciona a aplicação em LCA

banner-mktplacedireto-2Por Toro Radar

Alguns tipos de investimentos disponíveis no mercado têm o objetivo em comum: financiar setores da economia. Uma modalidade dessa lista é a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), usada para financiar atividades deste setor.

Vale lembrar que o agronegócio tem participação expressiva na economia do país. A atividade gera emprego, é responsável por grande parte das exportações e é responsável por parte considerável do nosso PIB.

Abaixo, você vai entender melhor sobre a aplicação em LCA e como ela ajuda a movimentar um setor tão importante para o país. Confira!

Entenda como funciona a LCA

Como já contamos, LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio, um título de renda fixa emitido por instituições financeiras. Quem investe em LCA está emprestando dinheiro para que a instituição ofereça crédito para produtores rurais. Esse crédito pode ter vários fins, desde a produção agrícola em si, até a compra de insumos e maquinário.

A instituição se compromete a devolver o dinheiro aplicado acrescido de juros. Isso quer dizer que o dinheiro fica rendendo enquanto está aplicado. 

O que difere a LCA de outros títulos é que, para pessoas físicas, não há incidência de IOF e nem de Imposto de Renda, o que costuma brilhar os olhos do investidor, já que os descontos de IR podem ser bem expressivos.

Para pessoas jurídicas, há a incidência apenas de Imposto de Renda segundo a tabela progressiva do tributo.

Leia mais:

– 5 fatores que influenciam o rendimento do Tesouro Direto

– Saiba em que investir: CDB ou Tesouro Direto?

– Os 4 primeiros passos para investir em renda fixa

– Alta da Bovespa: ainda vale a pena comprar ações?

As aplicações em LCA são seguras?

Já que o banco usa o dinheiro que você aplica em LCA para emprestar para outras pessoas, será que existe algum risco de elas não pagarem e você ficar sem o dinheiro? Fique tranquilo, porque mesmo que a instituição financeira não receba seu dinheiro de volta, é responsabilidade dela te devolver o dinheiro. Por isso, a inadimplência não afeta seu investimento.

Além disso, os investimentos em LCA são assegurados pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Isso quer dizer que, mesmo que a instituição que você aplicou seu dinheiro venha a falir, o FGC te ressarce valores até R$250 mil por instituição e por CPF.  Isso te dá muito mais segurança na hora de investir, mas ainda assim, é muito importante que você avalie bem a instituição antes de fazer qualquer investimento, para encontrar uma aplicação financeira mais segura.

Tipos de LCA

Ao escolher fazer aplicações em LCA, você vai precisar fazer mais uma escolha que tem relação à forma de rentabilidade do título, pois existem três tipos de Letras de Crédito do Agronegócio. São eles:

  • Prefixado: nas LCAs prefixadas, o investidor já sabe desde o início da aplicação quanto vai receber ao final do período, porque a taxa de rendimento é fixa e já é acordada desde o começo do contrato.
  • Pós-fixado: neste caso, o rendimento é atrelado a um indexador da economia, como a taxa Selic ou CDI, por exemplo. Como essas taxas variam, o investidor não sabe exatamente qual vai ser seu rendimento ao final do contrato.
  • Híbrido: Este tipo de LCA é uma junção das duas anteriores. O título terá parte da rentabilidade ligada a uma taxa prefixada e outra a uma pós-fixada. Este tipo de LCA costuma a ter carência mínima de três anos. Por isso, não é uma boa opção para quem vai precisar do dinheiro antes desse período.

LCA e a economia do país

Os investimentos em LCA são uma ótima forma de dar força ao agronegócio e contribuir para a economia do país. Você pode lucrar com a rentabilidade dos títulos enquanto o meio agro recebe recursos para realizar suas atividades. Os produtores podem investir em suas lavouras, as indústrias terão capital para subsidiar suas atividades de produção e venda de insumos agrícolas. Assim, a roda se mantém girando e a economia permanece aquecida.

Gostou de aprender mais sobre as aplicações em LCA? Lembre-se que é importante sempre se lembrar de avaliar todas as possibilidades antes de investir. Conhecendo o investimento e fazendo boas pesquisas antes de fazer suas aplicações, a chance de fazer escolhas que trazem vantagens para você e para o país serão muito maiores.

Este texto foi feito pela equipe de comunicação da Toro Radar.

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play