GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Confira como ficaram os investimentos em outubro

banner-mktplacedireto-2Outubro foi o mês dos investimentos em moedas internacionais. O dólar e o euro, que tiveram altas de 3,69% e 2,09% respectivamente, lideraram o ranking das aplicações do mês. Apesar da alta da moeda, especialistas advertem que a compra de dólar e euro em geral serve mais para proteção do patrimônio. Ou seja, se você tem uma dívida ou compromisso externo como um intercâmbio é indicado comprar a moeda.

“Fundos cambiais (dólar e euro) continuam como opção para diversificação de portfólio, como uma forma de seguro para investidores com perfil conservador e moderado, com visão de longo prazo”, afirma o administrador de carteiras Fábio Colombo.

Além das moedas, foram bem no mês de outubro os títulos indexados ao IPCATais papeis fecharam o mês com rendimento bruto entre 0,70% a 0,80%, dependendo do prazo de vencimento.

A Bolsa de Valores, que havia liderado o ranking de setembro, subiu 0,68% em outubro. “Em razão da estabilidade do Bovespa, em outubro, a recomendação é de manutenção da carteira de ações”, aponta Colombo.

 

Colombo comenta que os Fundos DI apresentaram resultados reais líquidos muito baixos, em razão da redução e estabilização da taxa de inflação e redução da taxa Selic.

Já os imóveis comerciais continuam perdendo o fôlego devido à desaceleração da economia. Isso significa que o investidor que precisar de liquidez, no curto prazo, terá que oferecer descontos. Há muito oferta de imóveis atualmente. Numa estratégia de longo prazo, porém, ainda são opções para diversificação.

Leia também:

– Tesouro Direto lança novo simulador de investimentos

– Como funciona a aplicação em LCA

– 7 livros de investimento para você ter na sua estante 

Desempenho no ano

No acumulado do ano, no entanto, as ações tiveram melhor desempenho. A Bolsa avançou 24,2%, enquanto o ouro – o segundo colocado – subiu 12,08%. O ranking segue com euro (12,08%), fundos de renda fixa (9,07%), fundos DI (8,95%), CDB (8,24%), títulos indexados ao IPCA (6,59%); poupança (5,74%). O dólar, apesar da alta de outubro, ficou praticamente estável (0,99%).

E você? Aplicou em alguma dessas opções? Nos conte como tem investido seu dinheiro!

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play