GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Halloween: fuja dos fantasmas das finanças!

banner-mktplacedireto-2

Se em todo fim de mês você toma um susto com as suas contas, está na hora de espantar os fantasmas das finanças! E não estamos falando só de pagar juros altos e ver a dívida aumentar. Os investimentos (ou falta deles) também são um problema pro seu bolso. Sua atitude diante das escolhas que tem no dia a dia fazem toda a diferença.

Para você conseguir melhorar o orçamento e ter uma vida financeira mais equilibrada, separamos neste Dia das Bruxas cinco pontos para você ficar atento:

Cheque especial e juros caros

Não é segredo pra ninguém que os juros do cheque especial são um dos mais caros do mercado. Isso significa que quando você gasta mais do que tem na sua conta corrente e usa o cheque especial, a dívida pode se tornar impagável conforme passa o tempo e você não cobre esse valor.  Além de negociar a quantia para tentar diminuir essa dívida, uma saída é pegar um empréstimo com juros baixos para equilibrar as contas e passar a pagar menos taxa.

Rotativo do cartão de crédito

Outro fantasma que está comemorando o susto que te dá todo mês é o rotativo do cartão de crédito. Apesar das mudanças de regras na maneira como se cobra juros do consumidor, esse crédito continua sendo uma opção cara! A melhor saída: fugir dele, assim como do cheque especial.

Caderneta de poupança e baixo retorno

Nas finanças, é preciso ter objetivos e bons investimentos te ajudam a chegar lá mais rápido. Não é o caso da caderneta de poupança. Mesmo com a queda dos juros, que deixou as opções de renda fixa menos atrativas devido à queda da rentabilidade, o retorno da poupança continua a perder na maioria das situações. Isso porque o rendimento da caderneta acompanha a taxa de juros quando a taxa Selic está abaixo de 8,5% ao ano, situação que vivemos hoje. Há maneira mais inteligentes de aplicar seu suado dinheirinho!

Gastar mais do que ganha e se endividar

Nesse caso, não se trata de um produto financeiro mas uma atitude sua que tem de mudar. Gastar mais do que ganha te traz uma satisfação momentânea, muito curta, mas em pouco tempo já vem a consequência: uma bola de neve de dívidas. Ter uma planilha financeira é uma boa solução. Com ela, você consegue identificar pra onde está indo tanto dinheiro e cortar o que não for necessário.

Não investir e não ver o patrimônio evoluir

Outra atitude maléfica pro seu bolso: a preguiça! Muita gente adia sempre o plano de começar a investir por achar difícil compreender os produtos do mercado, por achar que é preciso ter muito dinheiro ou por outra desculpa. Atualmente é possível encontrar muitas informações na internet (“oi, prazer, GuiaBolso está aqui pra te ajudar!”), além de ser possível aplicar com apenas R$ 30 em opções como o Tesouro Direto. 

Vamos comemorar o Halloween sem sustos então? Se tiver alguma dúvida sobre produtos financeiros ou organização do orçamento, deixa um comentário abaixo!
Bu! 

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play