GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

5 bons motivos para começar a investir em 2018

banner-mktplacedireto-2

Você também pode ouvir este texto! Experimente: 

Por Toro Radar

Final do ano é tempo de fazer uma retrospectiva pessoal das conquistas, acertos e erros e também planejar o ano seguinte. Se 2017 não trouxe tantas conquistas financeiras para você, está na hora de pensar em metas para reorganizar o seu dinheiro e fazê-lo render cada vez mais. É o momento, então, de pensar sobre investimentos.

Mais do que uma possibilidade de ganhar mais dinheiro, investir é uma forma de valorizar suas finanças e planejar seu futuro. Além disso, ter a dedicação de cuidar de um investimento é um bom começo para evitar erros financeiros e aperto no próximo ano. Ainda não se convenceu a adicionar essa dica na sua lista de resoluções? Sem problemas. Confira agora 5 bons motivos para começar a investir que te farão mudar de opinião:

1)  Valorizar suas economias

A primeira justificativa para dar início à sua jornada no mundo dos investimentos é ir além da poupança. Se você já controla seus gastos direitinho, é bem provável que consiga economizar uma parte do que ganha.

Mas onde guardar esse dinheiro? Na conta corrente, por exemplo, ele corre o risco de ser gasto com coisas supérfluas e sem importância. Muitas pessoas preferem deixá-lo na caderneta de poupança, achando que assim o dinheiro está rendendo enquanto não é gasto. Porém, apesar de muito popular por aqui, esta não é a melhor opção para quem busca ter rendimentos interessantes, pois o retorno é muito baixo.

Outras aplicações podem ser bem mais vantajosas. Há uma gama muito diversa de possibilidades disponíveis no mercado, para os mais diferentes perfis de investidor – aqueles que desejam resultados a curto ou a longo prazo, considerando os diferentes graus de risco.

Se o seu desejo é investir para ter uma soma bem legal lá na frente, comece agora mesmo a pesquisar sobre assuntos que te interessam, como “o que é bolsa de valores” ou “como aplicar em CDB”. Dessa forma, será mais fácil encontrar as modalidades de investimento que se encaixam no seu perfil e nas suas expectativas.

2)  Lidar com imprevistos

Nós nunca sabemos o dia de manhã, não é verdade? Infelizmente, pode acontecer algo inesperado e mudar sua realidade financeira de uma hora para a outra. Por isso, é tão importante ter uma reserva para emergências.

Quem tem investimentos consegue lidar com imprevistos e arcar com os custos que não estão no planejamento (como uma consulta médica ou uma ida ao mecânico) sem prejudicar seu orçamento. Por outro lado, quem não está preparado, é pego de surpresa e corre grande risco de se endividar tentando resolver o problema.

É indicado que a pessoa tenha pelo menos 6 meses de gastos como reserva de emergência. Ou seja, se o consumidor gasta R$ 3 mil por mês, deveria ter R$ 18 mil nesta reserva. Esta é uma boa meta para começar a buscar caso você ainda não tenha nada guardado!

3)  Manter o controle financeiro

Na hora de investir, você precisa ter um dinheiro disponível e reservado exclusivamente para isso. Nada de usar a quantia planejada para a aplicação em compras extras e desnecessárias. Nesse momento, ter controle financeiro será uma mão na roda. Afinal, você só conseguirá poupar de fato se equilibrar direitinho seus ganhos e gastos.

Além disso, investir e perceber os retornos que isso pode te trazer te ajudam a manter o hábito de economizar. Você se sentirá cada vez mais empolgado em poupar e ver seu patrimônio evoluir. Sua saúde financeira com certeza agradece!

4)  Planejar o futuro

Não adianta viver só o presente e não se preocupar com o dia seguinte. O amanhã sempre vem e pode cobrar um preço alto pelo nosso descuido. Pensando nisso, ter investimentos é uma forma de se preparar para o futuro e fazer dele algo verdadeiramente promissor.

Viver no campo depois de tantos anos em meio à poluição da cidade, curtir uma aposentadoria tranquila, mudar de carreira ou mesmo empreender não são algo impossível se você começar a se planejar para isso ainda hoje e manter o foco.

5)  Realizar sonhos

Dinheiro não traz felicidade, sabemos muito bem disso. Mas ele, com certeza, abre portas para você viver experiências memoráveis. Levando isso em consideração, investir também é uma ótima maneira de conquistar tudo que sempre sonhou.

Deseja ter uma casa na praia? Viajar o mundo todo? Passar as férias com toda a família em um resort? Fazer um curso fora do país? Matricular seus filhos no melhor colégio da cidade? Não importa seu sonho, se você souber organizar suas finanças e investir suas economias em boas aplicações, ele pode virar realidade.

 

Que tal não postergar mais essa mudança de hábitos e começar ainda hoje a explorar o universo dos investimentos? O ano de 2018 pode ficar na sua memória como um divisor de águas na sua vida financeira.

Este texto foi feito pela equipe de comunicação da Toro Radar.

     Leia também:

Dinheiro extra do 13° salário: investir ou quitar dívidas?

Economizar, poupar e investir: como seguir os 3 passos para o sucesso 

+ Planilha de gastos mensais: como fazer? 

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play