GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Estratégias para comprar passagens aéreas mais baratas

banner-mktplacedireto-2

Você também pode ouvir este texto! Experimente:

Por Isabella Mello

Uma viagem tranquila começa muito antes do embarque e o segredo para que tudo dê certo é um bom planejamento. Todo aquele descanso que você pretendia conseguir em uma viagem de férias pode ir por água abaixo se os preços forem maiores do que esperava pagar. Para não errar, busque sempre fechar todos os serviços – hotel, passagens aéreas e passeios – com alguns meses de antecedência. Assim você tem mais tempo disponível para procurar por boas ofertas e pode até conseguir parcelamentos mais vantajosos.

Mas, agora, você percebeu que as férias já estão batendo à porta e que deixou para comprar as passagens aéreas na última hora? Fique tranquilo! O GuiaBolso separou algumas dicas para evitar que elas sejam um peso grande no orçamento da sua viagem.

Prepare as malas, porque nós te ajudaremos a viajar com menos preocupações! Confira:

1. Pesquise e compare em diferentes mecanismos online:

Separe um tempo para fazer uma longa pesquisa na internet. Em agências de viagens online, como o Decolar.com e To Go Travel, além de ser possível elencar as opções de acordo com o preço e com os filtros que limitam horário de partida e número de conexões, por exemplo, pode-se ver a comparação entre valores das diferentes companhias aéreas. Só tenha em mente que eles podem cobrar uma comissão por fornecerem tal serviço.  

Os buscadores online, como Skyscanner e Momondo, também são ótimos para comparação de preços entre empresas. A grande desvantagem, porém, é que não dá para realizar a compra por meio deles. Por isso, ao selecionar uma opção, o usuário é encaminhado à página da companhia aérea ou da agência e corre o risco de se deparar com o aviso de que aquela oferta já não está mais disponível.

Os sites das próprias empresas aéreas, por sua vez, apresentam os preços e voos atualizados, garantindo a existência da opção que te agradar. Se eles forem a sua escolha, não esqueça de fazer a comparação com os preços de outras companhias por meio de outros sites.  

2. Pesquise em diferentes dias e horários:

Não deixe de realizar essa pesquisa por alguns dias e em vários horários diferentes ao longo deles. Isso porque existem momentos nos quais, em virtude da atualização do site e da baixa frequência de usuários, algumas companhias aéreas liberam promoções e descontos em alguns voos.

A Airlines Reporting Corporation lançou um comunicado no final de 2014 indicando que a terça-feira é o melhor dia para se comprar uma passagem aérea. Segundo ela, é nesse dia em que as companhias aéreas lançam suas ofertas de passagens restantes, para tentar obter a ocupação máxima em seus voos. Dica: durante os finais de semana e a madrugada também existem promoções mais recorrentes! 😉

3. Não descarte agências físicas de viagem:

Apesar da agilidade e comodidade que a internet nos proporciona, ir até uma agência física de viagens também tem as suas vantagens. Algumas delas, como CVC e a FlyTour, possuem acordos e pacotes fechados com companhias aéreas, que as permitem oferecer descontos e opções de pagamento muito vantajosos. Não deixe de considerá-las! Mas, nesse caso, é importante ser cara de pau e chorar por descontos.

4. Confira as milhas do cartão de crédito:

Se você costuma utilizar o cartão de crédito, tem grandes chances de conseguir descontos consideráveis nas passagens aéreas. Cada compra realizada por meio dele rende uma quantidade específica de pontos, que, depois, podem ser transferidos em forma de milhas para programas de fidelidade de companhias aéreas.

Cada banco apresenta um mecanismo para realizar essa conversão. Consulte o seu para não deixar a oportunidade passar!

5. Seja flexível:

Estar flexível quanto ao tipo e horário do voo é ideal para que você encontre maior quantidade de preços que caibam no seu bolso. Aqueles com horários de partida não tão procurados, como às 4h da manhã, ou com escalas costumam apresentar valores um pouco mais atrativos do que os que vão direto ao local de destino ou que partem no final da noite. Mas atente-se para que escolhas com escalas longas não comprometam um dia já planejado da sua viagem.

6. Assine as newsletter de companhias aéreas:

Talvez você não curta muito receber novidades promocionais por e-mail, mas, cá entre nós, nesse caso pode valer a pena, não acha? Fazendo isso, você tem acesso às promoções lançadas pelas companhias aéreas em primeira mão e não deixa escapar alguma que for muito boa para o seu orçamento.

 

            Gostou das dicas? Siga todas elas e nos conte sobre as promoções que conseguiu para chegar a sua tão esperada viagem de férias.  

banner-mktplacedireto-2

 

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play