GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

4 resoluções para fazer as pazes com o seu bolso em 2018

banner-mktplacedireto-2

Por Toro Radar

 Se você é do time que gosta de celebrar o Réveillon mentalizando mudanças e novas conquistas, este artigo é para você. Calma, nós não estamos aqui para te dar conselhos amorosos! As resoluções de ano novo também podem ser ótimas para melhorar o seu relacionamento com o seu bolso.

Mesmo que você aposte nas roupas verdes para a virada do ano, temos certeza de que só contar com a sorte e superstição pode ser pouco. Nenhuma dica para melhorar a sua vida financeira em 2018 pode ser deixada para trás. Por isso, elaboramos uma lista com 4 resoluções básicas para você fazer as pazes com a sua conta e poder aproveitar o novo ano a mil. Confira:

 

1. Perder o medo de falar sobre dinheiro

Tem muita gente que acredita que religião, política e dinheiro não se discute. Mas não é bem assim. Os dois primeiros tópicos são realmente mais complicados, mas o terceiro, com certeza, merece ser pauta de muitas conversas por aí.

Tente trocar ideia com seus pais, amigos e colegas de trabalho sobre dinheiro mais frequentemente. Não estamos falando para você dar detalhes sobre quanto tem na carteira. Mas vale a pena contar sobre os perrengues e tirar dúvidas com aqueles em quem você confia. Quem sabe alguém próximo já viveu algo parecido e pode te dar dicas essenciais? Não devemos tratar o dinheiro como tabu! Quanto mais desmistificarmos esse assunto, mais ele poderá se tornar um tema recorrente no nosso dia a dia e, assim, mais o entenderemos.

      Leia mais:

        + Sua personalidade está atrapalhando o seu controle financeiro?

 

2. Fugir de hábitos ruins

Essa é uma dica fácil de entender, mas mais complicada de colocar em prática. Muitas vezes, sabemos quais hábitos são os verdadeiros vilões das nossas finanças, só que não é tão fácil abrir mão deles. Com certeza você conhece alguém – ou você mesmo é essa pessoa – que prometeu começar a fazer exercícios regularmente, fechou um pacote de 6 meses na academia, mas só conseguiu manter o foco e a frequência por poucas semanas. E aí, aquele dinheiro gasto com matrícula e mensalidades acabou sendo desperdiçado.

Casos como esse realmente acontecem com muita gente. Mas só por serem comuns não quer dizer que são certos. Por que não tentar fazer exercícios ao ar livre, num parque ou praça da cidade? Dessa forma, se você desanimar, não terá que arcar com os custos. Sem contar que fazer atividade física fora daquele ambiente robotizado pode ser o que faltava para você conseguir manter a frequência e o bolso em dia.

 

3. Ter planos para o futuro

Diz a sabedoria popular que, quando se tem um objetivo, é muito mais fácil manter o foco. Se você concorda com isso, uma boa ideia é fazer planos para o seu dinheiro. Melhor ainda se conseguir definir metas para curto, médio e longo prazos.

Para o curto prazo, por exemplo, você pode economizar para ir jantar em um restaurante mais renomado que sempre quis conhecer. A médio prazo, pode programar-se para trocar de celular. E para longo prazo, construir uma reserva financeira pensando na sua aposentadoria.

Depois de definir esses objetivos, faça as contas para ver quanto consegue economizar por mês ou por semana para cada um deles. Estabeleça também os prazos certinhos para alcançar cada meta. Com isso, fica mais fácil encontrar aplicações financeiras adequadas ao seu caso e que ajudem seu dinheiro a render até que você precise utilizá-lo. Começar a investir pode ser bem mais fácil e organizado dessa forma!

      Leia mais: 

        + 5 bons motivos para começar a investir em 2018

 

4. Fazer investimentos melhores

Não basta, porém, colocar seu dinheiro em uma aplicação qualquer e esquecê-lo lá. Para fazer seu dinheiro trabalhar por você, é preciso estar atento aos melhores investimentos e às oscilações que sofrem. Nada de se contentar com a poupança, ok?

      Leia mais:

        + A poupança está rendendo menos e nós te explicamos o porquê

Existem opções muito mais interessantes, seguras e que oferecem rentabilidades maiores que a caderneta. Duvida? Se você confia na poupança por conta do baixo grau de risco, por exemplo, o Tesouro Direto pode ser uma alternativa bem mais legal, pois ele é totalmente garantido pelo Governo Federal. Você pode até fazer uma simulação da aplicação no site do Tesouro Direto para entender direitinho o que é melhor para você!

 

É certo que opções não faltam para você investir e conseguir realizar tudo que sempre quis. Em vez de continuar apostando só nas roupas verdes, que tal optar também por seguir essas dicas e fazer de 2018 o ano em que, finalmente, tudo mudou para melhor? No fim das contas, fazer as pazes com seu bolso só depende de você!

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play