GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Tem como gastar menos no mercado! Veja 4 dicas

banner-mktplacedireto-2

Por Isabella Mello

Você também pode ouvir esse texto! Confira:

A preparação para o Carnaval vai muito além de produzir suas fantasias e escolher os melhores bloquinhos. Se você vai viajar e precisa pensar no mercado para abastecer a sua galera durante o feriado, ele pode fazer as despesas extrapolarem o quanto você tinha colocado no seu planejamento.

Encher o carrinho é muito fácil, mas para não ser surpreendido na hora de pagar a conta, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, o GuiaBolso listou 4 passos que você não pode deixar de lado na hora de ir ao supermercado e que te ajudarão a permanecer dentro do seu limite durante os dias de folia. Confira!

 

1. Faça uma lista de compras

Carnaval é tempo de alegria, folia e confete, mas também de planejamento! Fazer uma lista antes de ir ao mercado evita que itens desnecessários sejam adquiridos e o gasto com o feriado – que não é pouco – aumente ainda mais. Além disso, a lista reduz os impulsos consumistas e ajuda a economizar tempo.

Quando colocar os itens no papel, olhe a geladeira, os armários e a dispensa. Faça as contas do quanto cada pessoa consome por dia, para conseguir estabelecer as quantidades ideais de cada produto. Não se esqueça de estipular um valor máximo que deseja gastar e basear-se nele para escolher os itens necessários.

 

2. Compare os preços

Essa é a regra básica para qualquer economia. Comparar os valores do mesmo produto em diversos estabelecimentos pode garantir que você não desperdice dinheiro e ainda encontre uma promoção relâmpago em algum deles. O ideal é visitar pessoalmente os supermercados e conferir os preços dos itens que você costuma comprar. Mas sabemos que essa época de Carnaval é sempre muito corrida. Então, fazer a comparação por encartes promocionais impressos e pelo site também funciona bem. Há até aplicativos de comparação de preços, como o Meus Preços.

Vale lembrar que, se você seguiu o primeiro passo e fez a sua listinha, ao pesquisar os preços, consegue estabelecer aproximadamente o valor total da compra. Assim, se achar que está extrapolando o quanto gostaria de pagar, consegue fazer uma análise do que colocou no papel e excluir aquilo que não for tão necessário – que tal comprar um único pacote de bolachas, por exemplo? 

 

  Leia também:

      + 10 comportamentos que podem estar sabotando a sua vida financeira no dia a dia

      + Economizar, poupar e investir: como seguir os 3 passos para o sucesso

      + 25 dicas para economizar ainda mais em 2018

      + Aprenda a calcular o rendimento da poupança

 

3. Compre no atacado

No dia a dia, talvez você não tenha o costume de comprar no atacado, mas durante o Carnaval, se vai aproveitar os 4 dias com uma turma grande, ele pode valer a pena. As vantagens são incontestáveis, já que a economia costuma variar entre 15% e 20% quando os itens são comprados em maior quantidade. Caso você adote essa prática, é importante escolher um bom atacadista e ficar atento aos preços para não comprar gato por lebre – a estratégia de comparar os preços continua aqui, ok?

 

4. Divida o valor

Se você vai viajar com uma galera, vale dividir o valor do mercado entre todos, afinal, provavelmente não é só você que vai consumi-los, né? Para evitar desentendimentos, combine essa divisão antes mesmo de acontecer a viagem – quanto antes, melhor – assim, todos podem se planejar e já incluir esse gasto à lista de despesas do feriado. Desse jeito, fica mais leve para todo mundo!

 

Aproveite essas 4 dicas para economizar no mercado e não ter que acrescentar preocupações financeiras ao seu planejamento de Carnaval! banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play