Você sabe o que é score de crédito?

investimentos de baixo risco

banner-mktplacedireto-2

Edição:  Isabella Mello

Você também pode ouvir esse texto! Confira:

Aqueles que buscam por um empréstimo ou já precisaram pedir uma ajudinha desse tipo certamente já ouviram sobre score de crédito – aquela famosa frase “Desculpe! Seu score de crédito é muito baixo”. É fácil saber o quão importante ele é nesses casos, mas entender o que ele significa e como consultá-lo não é uma tarefa tão simples.  

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma pontuação utilizada pelas instituições financeiras para analisar a capacidade de pagamento do seu cliente antes de conceder qualquer tipo de crédito. Isso vale pra empréstimo, financiamento e até para liberar limite no cheque especial.

Mas saber apenas a definição não basta. Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre o tema para que você veja por que entender bem essas duas palavrinhas é tão importante. Continue lendo!

 

O que é score de crédito?

Como já dissemos, ele é basicamente uma ferramenta pela qual as instituições financeiras, lojistas e bancos decidem se vão ou não conceder crédito aos seus consumidores.

score é uma pontuação de 0 a 1000 em que são analisadas as informações de como o consumidor se comportaria perante os pagamentos de suas dívidas. Para calcular são analisados alguns itens, tais como:

     – registros no SPC e Serasa;

      idade;

      renda;

      estado civil;     

Mediante essas informações, é realizado um cálculo estatístico e automaticamente o sistema relaciona uma pontuação ao consumidor. Quanto mais alto for o valor calculado, melhor será para o seu currículo financeiro.

Por outro lado, a baixa pontuação significa que seu índice de inadimplência – a chance de você dar calote em quem está te concedendo o crédito – é alto.

A pontuação do score funciona da seguinte forma:

      até 300 pontos — alto risco de inadimplência;

      entre 300 e 700 — risco médio de inadimplência;

     – acima de 700 — risco baixo.

 

Por que ter um score baixo é ruim?

Por ser o principal fator analisado pelas instituições para conceder crédito, já dá para imaginar que ter uma pontuação baixa não é muito favorável.

Com certeza são poucas as pessoas que emprestariam dinheiro a um mal pagador, não acha? O mesmo ocorre com os bancos. Afinal, se um consumidor tem um score baixo, ele provavelmente não terá condições de cumprir os prazos de pagamentos de suas dívidas.

Dessa forma, se você não tem uma pontuação atrativa – geralmente estabelecida pela instituição financeira -, dificilmente conseguirá a liberação do crédito.

E mais: quando consegue, provavelmente terá de pagar caro por isso, já que o risco de não quitar a dívida é alto.

 

Leia também: 

      + Atrasar o empréstimo é um atraso na sua vida e nós vamos te explicar porquê 

      + As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para seu dinheiro

      + Quer se livrar do crédito bancário? Conheça 5 caminhos

 

Quero saber o meu score!

Aprender a consultar o score é fundamental para entender como ele influencia seus objetivos de crédito, perceber onde estão seus erros e poder fazer um planejamento melhor dos seus gastos.

Atualmente, muitos sites possibilitaram o seu acesso, como o Serasa Score e o consultor do Boa Vista SCPC. Eles exigem um cadastro e, com base em seus dados pessoais, analisam informações como o pagamento de contas em dia, o histórico de dívidas negativadas, a frequência de busca por crédito no mercado e os dados cadastrais atualizados. Outros portais também oferecem o serviço, mas cobram por isso, então fique atento! 

Se o seu score não estiver como o desejado, saiba que é possível melhorar essa situação! Veja só:

 

Como aumentar o score?

É fundamental que você saiba que o score não é algo fixo e é avaliado no momento em que a consulta é realizada. Diante disso, existem algumas ações que podem melhorar sua pontuação:

      pagar em dia suas contas;

     – atualizar seus dados no Serasa;

      quitar suas dívidas atrasadas;

      pagar antecipadamente suas dívidas;

     – investir em instituições financeiras;

      comprovar renda.

 

Preocupar-se com o seu score de crédito é preocupar-se com a imagem com que você é visto pelas instituições financeiras. Por isso, é ideal que você não deixe de lado o seu planejamento financeiro e lembre-se de todas as nossas dicas para manter sempre a sua pontuação jogando do seu lado.

banner-mktplacedireto-2

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *