Como escolher uma corretora para investimento de longo prazo?

corretora

banner-mktplacedireto-2

Por Isabella Mello

Você também pode ouvir esse texto! Confira:

Investimentos de longo prazo são ideais para quem não tem pressa em ver a cor do dinheiro se multiplicando. Se você já tem estabilidade financeira e deseja realizar um sonho num futuro não tão próximo – que tal um ano sabático mais para frente? – ou então já está pensando na sua aposentadoria, escolher esse tipo de aplicação é o melhor caminho.

Para quem busca por ele, títulos públicos indexados à inflação são uma das opções mais procuradas. Além do risco praticamente inexistente, já que o comprador é o próprio governo, eles fornecem uma projeção de rendimento por décadas e retorno considerável.

Parece maravilhoso, né? Mas a escolha exige alguns cuidados. Na hora de optar por uma corretora, toda a atenção é necessária para não se complicar e garantir que terá segurança no negócio. Para te ajudar, montamos um passo a passo do que você deve considerar. Confira:

 

Como escolher uma corretora para investir em títulos públicos?

 

1. Autorização para operar

O primeiro passo para procurar pela corretora que mais combina com os seus objetivos é considerar apenas aquelas habilitadas pelo Tesouro Nacional. Só elas conseguem te garantir a veracidade e segurança da aplicação.

Olhe só como isso é importante: se uma corretora autorizada quebrar, o seu dinheiro não sofre nenhuma consequência! Ela é apenas uma intermediária e, por isso, tudo o que você aplicou já estará nas mãos do Tesouro Nacional. Mas não podemos afirmar o mesmo se você optar por aquelas que não tem a habilitação…

Para ficar por dentro de quais possuem o certificado e não se deixar enganar, na página online do Tesouro Direto há uma relação de todas as corretoras que podem ganhar a sua confiança. Não deixe de conferir!

 

2. Pesquisar a taxa cobrada

Cada corretora aplica uma taxa pelo serviço prestado. Apesar de muitas cobrarem um valor similar, pequenas diferenças podem valer a pena no final. Por isso, reservar um tempinho para pesquisar o custo é válido para não gastar dinheiro à toa.

Na mesma lista disponibilizada pelo Tesouro Direto com as corretoras habilitadas, há informações sobre as cobranças de cada uma delas. Atualmente, o consumidor já acha, inclusive, corretoras que não cobram nenhuma taxa.

 

3. Analisar a experiência digital

Ter pleno conhecimento de quanto o dinheiro, de fato, está rendendo ao longo de anos não é fácil. Ainda mais quando a taxa aplicada varia constantemente, como a do título indexado ao IPCA.

Por isso, é tão importante que a corretora te ofereça um acompanhamento online da sua aplicação. Assim, você conseguirá ver a evolução do patrimônio, comparando quanto investiu e quanto rendeu desde então.

A dica aqui é se cadastrar nas corretoras que você ficou em dúvida e testar navegar pela plataforma. Veja qual casa oferece a melhor experiência: mais clara e transparente.

 

Além desse passo a passo, é fundamental que você saiba que a rentabilidade dos títulos públicos indexados à inflação só vai apresentar um resultado vantajoso se você segurar o investimento até seu vencimento. Caso contrário (ou seja, se você resolver vencer o título antes do vencimento), será pago o valor de mercado do produto, que pode ser maior ou menor que o valor nominal dele, aquele pago lá no passado.

Sabendo disso, antes de optar por determinado título, tenha bem estabelecido qual é o seu objetivo. Se você tem em mente que quer resgatar o dinheiro em 20 anos, escolha um com esse prazo de vencimento. Assim, você garante a rentabilidade máxima.

 

Agora você já está pronto para pensar no seu futuro! Lembre-se de seus grandes sonhos, estabeleça as suas metas e corra atrás das corretoras – lembrando-se daquelas regrinhas, hein? – para começar a planejar os próximos anos.

 

Leia também: 

+ Quais investimentos de baixo risco valem a pena?

+ Passo a passo: como investir no Tesouro Direto!

+ 5 erros para evitar em uma planilha de orçamentos

banner-mktplacedireto-2

 

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *