Crie novos hábitos financeiros com o método SMART

habitos financeiros

banner-mktplacedireto-2

Por Isabella Mello

Muitas vezes, para criar um hábito novo ou sair de um antigo é necessária uma motivação… e para se organizar financeiramente não é diferente. Economizar pode parecer fácil na teoria – basta gastar menos com coisas desnecessárias, certo? -, mas, na prática, a gente sabe que não é bem assim. Se você não tiver um plano traçado, encontrar aquela força de vontade para resistir às tentações pode ser quase impossível.

O que acontece, porém, é que mesmo estabelecendo metas, muitas vezes elas acabam ficando só no papel. Por isso, existe um método inteligente – como o próprio nome já diz – que te ajuda a atingir seus objetivos pessoais. Hoje é o dia de você conhecer o método SMART!

 

Mas o que é o método SMART?

Essa técnica determina cinco características indispensáveis do seu objetivo. Sem elas, ele dificilmente vai ser levado a sério por você. A imagem abaixo explica direitinho como isso funciona!

Cada letra representa uma característica dessa meta, algo que deve ser estabelecido por você na hora de traçá-la. Olha só:

Respondendo a essas cinco perguntas, você estará muito mais perto de colocar em prática a sua meta! Dica: anote as suas respostas, para não se perder ao longo do caminho!

 

Agora que eu já sei como estabelecer um objetivo, como faço para atingi-lo?

Para alcançar uma meta, não tem outro jeito: você deve criar novos hábitos! Para economizar R$ 6 mil no ano, como no exemplo acima, é ideal analisar os seus gastos e perceber qual costume você pode substituir na sua rotina. Será que é mesmo necessário almoçar todos os dias em restaurantes? Que tal levar para o trabalho comida feita em casa? Os passeios com os amigos poderiam ser trocados por encontros em casa, não é? – questionamentos como esses são ótimos para encontrar o que poderia ser alterado no dia a dia.

Para te ajudar a estabelecer esses novos hábitos diários, algumas estratégias podem ser adotadas. Para quem tem facilidade com planilhas de hábitos no Excel, dá para montar tabelas personalizadas, de acordo com o que você deseja – inclusive, encontramos uma já pronta nesse link! Mas, se você não acha isso tão simples, existem alternativas.

O aplicativo 7 weeks é próprio para mudança de hábitos! Nele, você anota o que pretende fazer e com qual frequência. Assim, todos os dias em que realizar a tarefa, deve anotá-la no calendário do aplicativo, para que ele possa te mostrar o balanço do que você já cumpriu em relação ao que você determinou inicialmente. 

 

Seguindo essas dicas, você estará cada vez mais próximo da realização dos seus objetivos! Ficou motivado? Conte para a gente aqui nos comentários!

banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *