GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

Por que eu deveria organizar as minhas finanças?

banner-mktplacedireto-2

Por Isabella Mello

Você também pode ouvir esse texto! Experimente:

O dinheiro pode te ajudar a realizar alguns dos seus maiores sonhos ou ser o motivo das suas noites mal dormidas. Pode ser aquilo que vai te permitir dar um up na carreira ou o que você vai usar para dar uma mãozinha para outras pessoas (e, por que não, os dois juntos?!). Na Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), o blog do GuiaBolso vai passar por vários tópicos das finanças, a começar pela importância delas.

Mesmo que insistimos que ele nem tem tanta importância assim, o dinheiro está muito conectado com aquilo que fazemos e sentimos. Quantas vezes você já ficou aflito por pensar que não conseguiria terminar o mês no azul? Muito provavelmente, foi um pequeno deslize no orçamento que te trouxe tamanha preocupação. Talvez um gasto extra maior do que o indicado, uma despesa de emergência ou até a confusão na hora de fazer as contas.

Por isso, defendemos que um planejamento financeiro não é uma boa solução só para quem quer enriquecer. Pelo contrário! Ele é ainda mais importante para quem, antes de tudo, quer levar uma vida tranquila e equilibrada.

Anotar todos os gastos, separá-los por categorias, entender onde dá para economizar sem fazer sacrifícios e estabelecer uma meta são pequenas atitudes que, se seguidas, te livrariam do susto de encontrar uma despesa perdida e não saber como pagá-la. Se você já foi surpreendido por uma prestação de um longo parcelamento (de que você nem se lembrava mais), sabe do que eu estou falando, né?

Organizar as finanças é o primeiro passo para tomar as rédeas do seu orçamento e não se deixar atrapalhar por qualquer gasto esquecido ou inesperado. Mas também é fundamental para correr atrás dos seus maiores sonhos. Já imaginou curtir as Olimpíadas no Japão tranquilamente porque todos os gastos já estavam incluídos no seu planejamento? Ou então quitar aquela dívida que parece infinita? São conquistas que até podem parecer distantes, mas que, com um bom planejamento, ficam cada vez mais perto.

Sei que, no começo, conseguir colocar essa organização em prática pode trazer algumas dificuldades. Mas é legal pensar nela como uma estrada que te levará a uma paisagem de tirar o fôlego. A vontade de ver aquele pôr do sol maravilhoso vai te dar toda a força para completar o percurso – essa é a sua meta, mas falaremos mais sobre ela no próximo post. E, no final, quando você chegar lá, vai ver que a recompensa valeu a pena – você conseguiu pagar um intercâmbio para o filho mais velho e ainda reservar um dinheirinho para qualquer emergência que ele tiver.  

O planejamento financeiro te aproxima dessas pequenas conquistas que te fazem um bem danado!

 

Leia também os outros textos da Semana ENEF: 

+ Eu tenho um sonho…

+ Prepare-se para chegar lá

+ O poder da multiplicação

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play