Faltam 15 dias para o fim do semestre! Saiba o que fazer nessa reta final

baseball 2

banner-mktplacedireto-2

Por Isabella Mello

Você também pode ouvir esse texto! Olha só:

Muitas vezes, a vida mais parece uma grande maratona. Estamos sempre correndo contra o tempo, fazendo tarefas de última hora e torcendo para os minutos se multiplicarem. Mas eles cismam em passar cada vez mais rápido – pelo menos é essa a impressão que temos. Dá para acreditar que já estamos no final de junho? Faltam só 15 dias para colocar tudo em ordem e começar o segundo semestre numa boa.

Essa pode ser a hora certa para começar novos cursos e projetos se você gostaria de dar uma repaginada na sua vida profissional. Já se você tinha prometido pra si mesmo que vai curtir umas férias no fim do ano em um resort, mas ainda não foi atrás disso, que tal já iniciar as pesquisas? Ou, ainda, caso o seu sonho seja ter a casa própria, esse é o seu momento de levar os planos mais a sério.

Todos esses desejos, por mais diferentes que pareçam, exigem a mesma coisa: planejamento financeiro! Não é segredo que com os gastos bem orientados fica muito mais fácil chegar onde quiser. A questão está, então, em como fazer isso de uma forma simples e bem assertiva.

Eu gosto de pensar nas finanças como um caminho a ser percorrido: você decide qual é o seu destino e o percurso que deseja para chegar até lá. E nada melhor do que estudar o mapa desses caminhos agora na virada do semestre. Então vamos começar juntos? Olha só as minhas dicas:

Onde você quer chegar?

Para não ter erro, o primeiro passo é determinar onde você deseja chegar – qual é o seu objetivo. Como eu disse ali em cima, ele pode ser a casa própria, um investimento em educação, uma viagem…. O importante é você saber exatamente o que quer, determinar qual o valor que precisa para isso e quando deseja realizar.

Na hora de traçar os meus objetivos, eu gosto muito de seguir a técnica SMART. Ela me ajuda a torná-los muito mais realistas e, aí, fica bem mais fácil de alcançar!

        – Se você estiver endividado essa é a sua prioridade!

É claro que uma pessoa endividada tem todo o direito – e deve! – estabelecer objetivos a partir dos seus sonhos. Mas o número 1 na lista de prioridades deve ser quitar as dívidas! Então, um bom jeito de começar o segundo semestre do ano com o pé direito é já se programar para colocar logo um fim nessa pendência! Continuar empurrando com a barriga só vai fazer com que os juros aumentem e fique cada vez mais difícil de pagar.

Qual é a melhor rota?

Para chegar a cada um dos objetivos estabelecidos no passo anterior, existem várias opções de caminho. Meu amigo Thales, por exemplo, está louco para fazer um curso que custa R$ 7 mil e inicia em fevereiro, então deve guardar R$ 875 por mês até lá. Como ele tem o costume de gastar muito com restaurantes, pode se programar para começar o segundo semestre mudando esse hábito e algumas outras coisinhas pequenas para conseguir economizar. Mas, se ele não estiver disposto a diminuir o gasto com alimentação, pode fazer várias outras alterações nas despesas e que, no fim, representem a mesma quantia necessária.

Já no caso da Luana, que está enrolada em uma dívida do cartão de crédito, toda a atenção do fim de junho deve estar concentrada nisso! A melhor opção é trocar a dívida cara por uma mais barata. Como os empréstimos pessoais costumam ter taxas de juros bem menores, eles são uma boa para conseguir quitar de uma vez só a pendência – e, nessa hora, dá para abusar do poder de barganha e negociar um descontinho. Mesmo depois disso, a Luana continua tendo uma dívida, ok? Então, não dá para diminuir a atenção! Todo o foco deve estar voltado para pagar as parcelas sem atrasos e, para isso, talvez tenha que diminuir alguns gastos extras que costuma manter ao longo do mês.

O mais importante nessa hora é conhecer o seu bolso e ter visibilidade completa de para onde vai o seu dinheiro. Para isso, vale a pena contar com a ajudinha do GuiaBolso. Ele conecta com a sua conta e categoriza todas as suas despesas automaticamente – mas, se você preferir, também dá para fazer isso manualmente, com você anotando dentro do app todos os seus gastos e ganhos. Agora, se optar por usá-lo no modo automático, o melhor é que ele faz para você, bem rapidinho e sem esforços, tudo aquilo que você levaria hooooooras para colocar em uma planilha. E aí, é só fazer uma análise dos gastos e ver onde dá para economizar!

Já cheguei onde eu queria! É o fim da estrada?

Mesmo quem conseguiu conquistar os principais objetivos já nessa primeira metade do ano não pode deixar o planejamento de lado – até porque sempre surgem novas vontades e objetivos, né? Duvido que você não tenha um grande sonho!

Então, se você está com a sua conta no azul e sem nenhuma pendência, se aventurar pelos investimentos é a melhor opção! Mas, para isso, é preciso primeiro conhecer seu perfil de investidor, ok? Sabendo se você combina com as opções conservadoras, moderadas ou arrojadas, vale a pena aplicar o dinheiro guardado para que ele renda até decidir o seu próximo destino.

O importante é… Novo semestre = novos hábitos!

Não importa se você está endividado, correndo atrás de algum sonho grande ou no estilo “deixa a vida me levar”. O essencial é que você comece o segundo semestre do ano com boas mudanças.

Incorporar um bom planejamento financeiro ao dia a dia, caso você ainda não faça isso, é o primeiro novo hábito para criar! Com ele, vai ser muito mais fácil entender os gastos, orientá-los da melhor forma e chegar onde precisa, não importa a sua situação!

banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *