GuiaBolso: suas finanças organizadas em 2 minutos Começar.
 

6 séries para maratonar nas férias e ainda aprender sobre dinheiro

banner-mktplacedireto-2Por Isabella Mello

Você também pode ouvir esse texto! Olha só:

 

Aproveitar as férias descansando, deitado no sofá, assistindo a um episódio atrás do outro do seu seriado preferido… Calma que ainda dá para melhorar! Tem como fazer tudo isso e ainda aprender sobre seu dinheiro. Duvida? Então olha só os conhecimentos financeiros que você pode tirar de 6 séries que fazem o maior sucesso:

1. House of Cards

A série norte-americana retrata a história do homem mais poderoso do mundo, Frank Underwood, que usa sua habilidade de persuasão para conseguir o que quer – inclusive, o cargo de presidente dos Estados Unidos.

Todas as ações do protagonista têm uma intenção por trás, nada é feito simplesmente por impulso. E é exatamente assim que deve ser a sua relação com o dinheiro: planejada e dirigida à conquista de seus objetivos.

Ao longo dos episódios, Frank também aproveita da negociação para chegar onde deseja.  Com as finanças, essa é outra ótima postura a ser copiada! Quando for quitar uma dívida, por exemplo, não se esqueça de tentar um acordo com o credor para diminuir os juros e facilitar o pagamento.

2. Suits

A série canadense gira em torno de Harvey Specter, advogado sócio de uma firma de advocacia em Nova York e conhecido por nunca perder um caso, e Mike Ross, um advogado sem diploma, que entra para o conceituado escritório por ser muito inteligente e ter sacadas geniais.

Suits é feito de pessoas visionárias, que enxergam oportunidades onde a maioria vê obstáculos. A lição a ser aprendida aqui é que não há tempo ruim para pessoas flexíveis! Se algo não estiver dando o resultado esperado na sua vida financeira, não tenha medo de mudar suas atitudes. Trocar de investimento, vender ou comprar bens, trocar hábitos – toda ferramenta deve ser considerada para manter a saúde do seu bolso.

3. Game of Thrones

Em 7 temporadas (estamos ansiosos para a oitava, que lançará só em 2019!), Game of Thrones narra um caos político decorrido da disputa pelo Trono de Ferro e da ameaça que forças sobrenaturais causam aos reinos.

Os Lannister, uma das casas que estão na batalha, têm muito a nos ensinar sobre finanças! Eles sempre pagam suas dívidas em dia e, por isso, carregam grande prestígio na hora de pedir empréstimos ao Banco de Ferro. Assim também deve ser a sua postura quando precisar da ajuda de algum crédito.

4. Sillicon Valley

A comédia ambientada no Vale do Silício, lar das maiores empresas de tecnologia do mundo, trata dos desafios e glórias de uma startup liderada por Richard. O programador introvertido consegue um patrocínio milionário para lançar sua ideia e passa, então, a ter que lidar com as pressões do mundo corporativo.

A série reforça que quem busca grandes lucros precisa arriscar. Não tem jeito! Assim como Richard precisa deixar de lado suas limitações e medos pessoais para ter sucesso em seu empreendimento, você também precisa sair da sua zona de conforto e ir à luta!

Mas isso não exclui manter os pés no chão diante de suas conquistas, ok? O personagem mostra que o maior erro é achar que chegou onde queria e relaxar com suas finanças.

5. Breaking Bad

Um simpático e pacato professor de química vê a estabilidade da sua família ameaçada quando descobre uma doença terminal. Com medo de deixá-la desamparada, utiliza seus conhecimentos para começar a fabricar metanfetamina – uma substância ilícita, mas que traz a ele muitos lucros.

A lição que fica é ter sempre um pé de meia! Por se tratar de ficção, Walter White consegue correr atrás do prejuízo infringindo as leis. Mas na vida real não vai ser assim, né? Então, o mais importante é já criar uma reserva de emergência para não passar por apuros quando chegar uma crise.

Outra sacada de Walter que podemos aprender é diversificar os investimentos. Por mais que o personagem fosse um traficante bem sucedido, ele consolidou outras fontes de renda, comprando um lava-rápido e uma empresa de dedetização.

6. Billions

Essa última é para quem quer mergulhar de cabeça nas finanças! Billions explora a rivalidade entre duas importantes figuras: Bobby Axelrod, dono de uma grande e rentável empresa de investimentos, e Chuck Rhoades, um promotor de justiça que começa a suspeitar da legalidade do sucesso de Bobby.

A série é uma ótima porta de entrada para quem curte o mundo dos altos investimentos, já que mostra bem do que ele é feito: decisões rápidas, especulações e riscos. Assistindo, dá para aprender conceitos básicos do mercado e se familiarizar com nomes técnicos.

 

Conseguiu escolher qual vai ser a série número 1 da sua lista de maratonas das férias? Conta aqui para a gente qual já é a sua queridinha e qual você está louco para ver.

banner-mktplacedireto-2

Comente!

comentários

 
 

 

Baixe agora o aplicativo de
controle financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play