Pronto para morar sozinho

liberdade-pássaros-voando-1024x678

banner-mktplacedireto-2Edição: Isabella Mello

Você também pode ler esse texto! Olha só:


Sair da casa dos pais ou ter um cantinho só seu sempre foi um passo visto como importante para a conquista da independência. Sabemos que os tempos mudaram e que muita gente já privilegia outras coisas. Mas esse ainda é um grande sonho que muitos postergam apenas por acharem que requer bastante dinheiro na conta. E não é bem assim, né? O indispensável mesmo é um bom planejamento.

Mas, para garantir que os novos hábitos darão certo, o segredo é colocá-los em prática alguns meses antes de se mudar. Assim, você consegue se programar direito e ver o que funciona melhor para a sua situação. Então, se você pretende morar sozinho, veja as nossas dicas para fazer isso sem preocupações!

1. Conheça muito bem os seus gastos

Antes de começar a, de fato, se programar para mudar de casa, é preciso saber quanto da sua renda está disponível para os novos gastos que aparecerão. Se você já segue um bom planejamento financeiro e sabe exatamente com o que costuma usar seu dinheiro, tem meio caminho andado! Se não, precisa começar. Você pode usar uma planilha manual de gastos, estilo Excel, ou optar por ferramentas online.

No GuiaBolso, todas as suas despesas são categorizadas automaticamente, inclusive as do cartão de crédito que ainda nem caiu, se você conectá-lo com a sua conta bancária. Mas, se preferir, também pode preenchê-lo manualmente. Nos dois casos, o app te informa de maneira muito clara para onde a sua grana está indo. Aí, dá para decidir onde é possível economizar e quais são os hábitos que tem que mudar para equilibrar melhor o orçamento.

2. Tente viver como se já estivesse morando sozinho

Essa dica é valiosíssima! Agora que você já sabe quanto gasta por mês e onde pode economizar, comece a projetar a sua nova realidade.

Faça um levantamento de tudo que ficará sob sua responsabilidade após a mudança. Estime o valor do aluguel e os gastos com as contas de água, luz, gás e internet e tente fazer uma projeção para o supermercado. Não esqueça de incluir também a taxa de condomínio se for morar em um apartamento.

Separe o equivalente ao resultado de seus cálculos e tente passar o mês sem usar este valor. Assim, você saberá, na prática, se o orçamento pode suportar o novo estilo de vida ou se necessitará de ajustes importantes. Se for o caso, cogite a hipótese de procurar um imóvel mais barato.

3. Faça uma reserva financeira para a mudança

Aproveite o exercício anterior para montar uma reserva financeira. Como o processo da mudança inclui uma série de gastos, como transporte e ajustes no novo ambiente, você vai precisar de uma graninha a mais. Por isso, se preparar com antecedência para este momento garante que você passe por ele com todo o orçamento sob controle. A reserva também serve de colchão se você ficar desempregado ou tiver algum imprevisto. 

          Leia também:

          + Um guia para o seu projeto “reserva de emergência”

          + Na busca por um aluguel barato? Nós te damos o caminho! 

          + 4 dicas para gastar menos no mercado

4. Economize para adquirir móveis e eletrodomésticos

Mesmo que você já tenha seus objetos pessoais, provavelmente terá que comprar alguns móveis e eletrodomésticos. Então, uma boa dica é aproveitar o período em que ainda não está morando sozinho para economizar com esse objetivo. Faça um levantamento de tudo o que será necessário e cultive o hábito de pesquisar antes de comprar. Esteja sempre atento às ofertas e promoções, mas evite as compras por impulso.

5. Mantenha o controle do orçamento

Agora, você já colocou as contas nos eixos e organizou a mudança. Mas não dá pra deixar o planejamento de lado, viu? Só ele garantirá que tudo corra como esperado e que imprevistos não causem sérios problemas. O segredo é estar sempre no controle do seu orçamento!

 

Se morar sozinho é o seu sonho, siga esses passos para caminhar em direção a ele! Com um bom planejamento e determinação, vai ser mais fácil enfrentar os obstáculos e ter um cantinho só seu.

banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *