Você está preparando o seu filho para a vida financeira dele?

2018-07-02-17.08.44-2

banner-mktplacedireto-2Por Isabella Mello

Luiz Simão, 35 anos, e sua filha Luíza, de 3 anos.

A gente costuma ter aquela visão de que os nossos pais são mesmo como os super-heróis: estão prontos para proteger e cuidar em qualquer situação. Mas quer saber a verdade? Eles fazem bem mais que isso! Tenho certeza de que o seu já teve que rever a fórmula de Bháskara só pra te ajudar a estudar para uma prova. Ou então, que ele teve que aceitar um desenho passando na TV bem na hora do jornal.  

Lembrando disso tudo que eles fazem pensando na gente, aproveitamos o Dia dos Pais para ver como eles orientam o dinheiro pra isso. E olha só o resultado da nossa pesquisa: as pessoas que têm filhos investem cerca de 49% a mais do que aquelas que não têm! Do total de papais brasileiros, 40% possuem investimentos.

Claro que isso acontece por vários motivos – maior experiência profissional por conta da idade, salários mais altos e também novos objetivos. Mas, também, pela preocupação com um futuro bem confortável para a nova família. O Luiz Simão, da equipe de RH daqui do GuiaBolso, confirmou essa nossa teoria! Ele só começou a se preocupar com o retorno que podia ter do seu dinheiro quando a sua filha nasceu. “Com filhos, você se coloca em uma posição diferente. Não dá mais para fazer loucuras e assumir o risco de passar por algum aperto, porque uma pessoa depende de você”, conta.

Assim como muitos outros, o Luiz sempre teve a vontade de garantir uma boa qualidade de vida para a Luíza, hoje com 3 anos, mas sem deixar de viajar e fazer as próprias coisas. Foi por isso que sentiu a necessidade de, antes de partir logo para os investimentos, rever todo o seu planejamento e contratou um coach financeiro para aprender a pensar no longo prazo. “Em dois anos de consultoria, a maior lição foi a importância das boas escolhas. Usar a consciência antes de qualquer gasto ajuda a evitar compras desnecessárias e, assim, dá para economizar”, explica.

Não é segredo que a grande motivação para essas economias costuma ser a educação dos filhos. E não foi diferente com o Luiz. “A minha mãe foi uma grande referência para mim nisso. Ela guardou parte da previdência privada para poder investi-la em boas escolas para mim e para a minha irmã. Ela se preocupou com isso desde cedo e é isso que eu estou fazendo agora com a minha filha”. Ele acrescentou que mantém o foco para garantir um bom ensino agora, mas também no futuro, para que a Luíza possa fazer um curso no exterior, por exemplo.

Luiz e sua esposa, Vandréa Dias, em viagem com a filha para os Estados Unidos em julho de 2018.

Depois de conseguir mudar alguns hábitos de consumo e aprender a orientar melhor o dinheiro, o Luiz já pôde comemorar a primeira conquista: criou uma bela reserva de emergências! Agora que tem a segurança que desejava, colocou todo o seu foco nos investimentos. Mas Luiz foi além da mãe dele: além da previdência privada, também aplica em fundos de renda fixa – e avisa que já está pensando em algumas alternativas com risco um pouco maior e melhores rentabilidades.

Apesar do esforço para nos dar toda a qualidade de vida que querem, no fim, o que os nossos pais nos deixam de mais precioso são os aprendizados. “Sei que a minha filha vai aprender com o que eu faço. Quero que ela entenda o real valor do dinheiro, para saber tomar as decisões certas e se preparar para o futuro”, finaliza Luiz, feliz da vida com o seu 3° Dia dos Pais como protagonista.

Aproveitamos para desejar um Feliz Dia dos Pais! ♥

banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *