Você sabe dar valor a sua casa própria?

banner-mktplacedireto-2

Por Isabella Mello

Você também pode ouvir esse texto! Confira:

 

Comprar a casa própria é quase como ganhar na loteria. A gente fica com a sensação de que, a partir desse momento, já tem a maior conquista na palma da mão. E também com a ideia de que ela vai ser a salva-vidas se, em algum momento, a gente se enrolar com dinheiro e precisar de uma grana.

Mas, para a casa própria ser mesmo sinônimo de segurança financeira, precisa ser bem cuidada! É tipo aquela roupa que a gente decide vender em um brechó, sabe? Só vão pagar o que pedimos pela peça se ela estiver em boas condições. Então, é bom seguir algumas dicas para manter sempre o imóvel valorizado e não perder dinheiro na hora da venda! Olha só algumas que separamos:

Faça a manutenção

Já diria aquele velho e bom ditado: “melhor prevenir do que remediar”. Então, não espere começar um vazamento de água para dar uma olhada na tubulação. Faça a revisão dos sistemas de água e energia da sua casa uma vez por ano e não se esqueça de ficar atento à pintura, para que tudo esteja em ordem se algum dia precisar vender o imóvel.

Ah! E sabe qual a parte boa de já colocar isso no calendário? Dá para se programar com antecedência para os gastos da manutenção. Sem contar que uma revisão costuma ser bem mais barata que um conserto, né?

Realize pequenas melhorias ao longo do tempo

Que tal separar um dinheirinho por mês para possíveis melhorias na casa? Um jardim vertical ou uma piscina – se tiver espaço – podem agregar valor ao seu imóvel! E aí, se algum dia precisar vendê-lo, possivelmente ganhará mais do que pagou.

Como não precisa de pressa para fazer isso, dá para se programar a longo prazo. Você não vai ter que mexer tanto nos seus gastos mensais para conseguir economizar 🙂

         

          Leia também: 

          + 5 dicas para ir morar sozinho

Invista na segurança

Hoje em dia, o quesito segurança conta muitos pontos na hora que vamos atrás de um novo lugar para morar. Por isso, se a sua casa já estiver equipada com cerca elétrica e câmeras, será mais atraente para o comprador, já que ele não precisará se preocupar em gastar com isso. Ah! E vale lembrar que isso também exige manutenção, ok?

Deixe as contas em dia!

A gente sabe que ter a casa própria acompanha uma série de despesas. Mas é extremamente importante você encaixá-las na lista de gastos básicos. Deixar de pagá-las pode trazer várias complicações, como nome negativado e corte de energia elétrica, e, além disso, afastar possíveis compradores se você decidir vender o imóvel.

Se o dinheiro ficou apertado e tá difícil manter tudo em dia, tente reduzir o que for possível. Será que o valor da conta de água está condizente com a sua realidade? Já imaginou tirar alguns aparelhos da tomada por um período do dia? Pequenas mudanças já podem fazer uma diferença no final do mês!  

 

Pense na sua casa como um investimento! O nosso objetivo com eles é sempre ter rentabilidade, não é? Então, se você associa a sua casa própria à estabilidade financeira, siga esse mesmo objetivo! Não deixe de cuidar dela e preocupe-se em valorizá-la. Assim, se precisar vendê-la em algum momento, será mais fácil fazer um bom negócio!

banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *