Livros que te darão força para abrir o seu negócio

Por Isabella Mello

Você também pode ouvir esse texto! Confira:

 

Empreender talvez fosse aquele grande sonho que você deixou de lado por não saber muito bem como colocá-lo em prática. Mas depois de ler as dicas que a gente já postou aqui, ficou mais fácil tirar os planos do papel, né? Pra te deixar ainda mais expert no assunto, separamos alguns livros sobre negócios que comentam referências, inspiram quem quer entrar para esse mundo e esclarecem muitas dúvidas sobre o assunto. Ficou curioso? Olha só:

Sonho grande

Esse é pra quem gosta de biografias! O livro aborda a trajetória de Jorge Paulo Lemann, um dos maiores empresários brasileiros, no mundo dos negócios, desde a criação do Banco Garantia até a consolidação da AmBev. Mas também foca no modelo de gestão que Lemman e seus sócios, Beto Sucupira e Marcel Telles, adotaram. Cansados da tradicional hierarquia, o trio implantou a meritocracia e estimula seus funcionários a seguirem esse sistema à risca. Vale a pena se inspirar!

Leve as pessoas consigo

Para um negócio funcionar, as pessoas que participam dele precisam estar conectadas. Estabelecer um propósito e valores são, sim, muito importantes para garantir que todos os funcionários estejam focados no mesmo caminho. Mas isso não é suficiente! Para o autor e empresário David Novak, todos devem estar animados em trabalhar em equipe, motivados e concentrados na mesma missão. Por isso, ao longo de sua carreira, ele buscou desenvolver técnicas que deixassem os funcionários dessa maneira – e compartilhou todas elas no livro! Inspire-se!

A lado difícil das situações difíceis

A sinceridade do autor Ben Horowitz é o que conquista nesse livro. É muito fácil falar das maravilhas de realizar sonhos, abrir o próprio negócio e fazer dinheiro. Mas quase ninguém comenta abertamente sobre as dificuldades enfrentadas nesse caminho. E é justamente isso o que Ben faz. Em pouco mais de 300 páginas, ele conta um pouco de sua experiência, sem idealizar a realidade, e dá dicas sobre como enfrentar momentos não muito fáceis, como demitir um amigo ou decidir vender a empresa.

Rápido e devagar: duas formas de pensar

Ao contrário dos outros, esse livro não trata especificamente de negócios. Ele conta como funcionam os dois processos que dividem o nosso pensamento. Um deles é rápido, intuitivo e emocional; o outro, devagar, lógico e ponderado. O autor Daniel Kahneman comenta diferentes situações, dá insights sobre elas e gera questionamentos no leitor sobre sua forma de agir e fazer escolhas. Por isso, pode ser um ótimo guia para quem está empreendendo!

 

Já escolheu qual vai ser o primeiro da sua lista de leitura? Conta pra gente!

banner-mktplacedireto-2

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *