IPVA 2019: calendário e como consultar

IPVA2019

Você também pode ouvir esse texto! Confira:

Mal 2019 começou e os boletinhos já chegaram com tudo! Ou melhor, os impostinhos. Janeiro, como você bem deve saber, é o mês de pagamento do IPVA pra quem tem carro, moto ou outro tipo de veículo. É, não é só seguro não! Se você está perdido nas datas saiba que o calendário do IPVA 2019 já começa dia 9 de janeiro pra quem é de São Paulo.

As datas pro pagamento do IPVA 2019 mudam em cada Estado, assim como o valor da taxa, que varia de 2% a 4% sobre o valor de venda do veículo. Acre, Espírito Santo e Santa Catarina, por exemplo, costumam cobrar a menor taxa. Já São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais normalmente cobram o maior porcentual.

A pessoa pode parcelar o imposto em 3 vezes ou pagar o IPVA em uma única parcela. Se pagar em uma parcela ainda no mês de janeiro ganha desconto de 3% no caso do IPVA 2019 SP. Caso pague em fevereiro em uma parcela perde o direito ao desconto. Confira o calendário de pagamento em São Paulo:

Como a gente te contou, o IPVA muda em cada Estado. No caso do IPVA de São Paulo, a consulta pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda (IPVA 2019 SP). E pra facilitar sua vida vamos colocar os links da consulta em cada um deles:

AcreAlagoas AmapáAmazonas

BahiaCearáDistrito FederalEspírito Santo

GoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do Sul

Minas GeraisParáParaíbaParanáPernambuco

PiauíRio de JaneiroRio Grande do Norte

Rio Grande do SulRondôniaRoraima

Santa CatarinaSão PauloSergipeTocantins

Ah, e nem pense em deixar de pagar o IPVA 2019. Além de te dar uma baita dor de cabeça na hora de vender o carro, quem foge do imposto recebe uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Se ficar sem pagar por mais de 60 dias, a multa fica em 20% do valor do imposto.

A conta que ninguém te conta!
Não é só de imposto que o carro vive. Quando você resolve assumir essa responsa, vem junto a gasolina, o estacionamento e outras coisas. E a gente fez a conta: em média, as pessoas gastam R$ 224 com combustível por mês e R$ 204 de estacionamento e Sem Parar. Se planeje!

Leia mais:

+ Contas do carro: consiga dinheiro extra para pagá-las

+ ‘Vendi meu carro, comprei uma bicicleta, mudei de vida’, diz Paulo

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *