Quanto custa pegar empréstimo pessoal no banco?

emprestimo_no_banco

Um empréstimo pessoal pode ser uma bela ajudinha pro bolso em horas de aperto ou mesmo pra realizar um sonho. Mas você sabe quanto os grandes bancos costumam te cobrar por este crédito?

O Guiabolso facilitou sua vida e fez uma pesquisa no site do Banco Central. Não caia pra traz! Primeiro, porque a taxa média do empréstimo no pessoal no mercado foi de 53,6% ao ano, segundo os dados divulgados em abril. Ou seja, Se você pegou R$ 1.000 emprestados pra pagar em 12 meses, vai pagar R$ 536 só de juros.

Você receberá uma má e uma boa notícia. Começando pela negativa, nenhum dos cinco maiores bancos têm uma taxa menor do que esta média. As taxas representam os juros cobrados entre 9 e 15 de maio. Lembrando que essas taxas nem são as finais, são só a taxa de juros. O Custo Efetivo Total (CET), que inclui outras tarifas, fica maior que isso.

InstituiçãoTaxa de juros cobrada em um ano
Banco do Brasil60,54%
Bradesco94,92%
Itaú68,08%
Caixa65,52%
Santander74,63%

A boa notícia é que em fintechs fica bem mais barato pegar empréstimo. Na plataforma de empréstimo online do Guiabolso, dentro do aplicativo, a taxa de juros mensal começa em 2,2%, o que dá 29,8% em um ano. Se você não sabe nem como começar a pesquisar sobre empréstimos em fintechs, sugerimos que inicie sua pesquisa por este artigo de crédito online.

A conta que ninguém te conta!
Aí você se pergunta: mas e se eu já tiver feito um empréstimo num grande banco? A gente fez uma pesquisa na plataforma de acordo com o perfil dos usuários e, no fim das contas, em 82% dos casos a pessoa economizaria se pegasse o empréstimo no aplicativo e pagasse a dívida com o banco. Isso porque a taxa costuma ser em média 3 pontos porcentuais menor.

Leia mais:

+ O empréstimo ideal para desafogar as suas finanças

+ Como conseguir um empréstimo barato

+ Como fazer uma simulação de empréstimo pessoal?


Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *