Quanto custa investir no Tesouro Direto nos bancos?

Quanto_Custa_Tesouro_Direto_Bancos

Em tempos de juros e rendimento baixos, fique esperto: pesquisar o custo dos produtos é fundamental! Se está pensando em comprar um título público do Tesouro Direto, o Guiabolso vai te dar uma mãozinha. Além de te contar quanto custa investir no Tesouro Direto, no post de hoje você descobre se vale a pena aplicar via bancos. 

Quanto custa investir no Tesouro Direto via bancos?

Antes de te falar o valor, é importante ter em mente que existem diferentes tipos de custos. De alguns, é possível fugir, mas de outros não tem jeito: você tem que se programar pra pagar.

O primeiro custo é taxa de custódia, a taxa que a corretora (ou como o mercado chama, agente de custódia) cobra enquanto você tem os títulos na carteira. A boa notícia é que hoje em dia tem muita instituição que isenta o investidor dessa cobrança. É o caso dos cinco bancos pesquisados: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa e Santander. 

Mas sabia que isso já foi diferente no passado? Tinha banco que chegava a cobrar 4% ao ano de custódia dos títulos. Com o tempo eles perceberam que o Tesouro Direto é só uma porta de entrada pros investimentos. Muitas pessoas passam a aplicar em outros produtos depois que tomam gosto pela coisa. Por isso, os bancos resolveram seguir o que já faziam as corretoras independentes e isentar os investidores dessa cobrança.

Além da custódia dos agentes, há uma taxa da B3 (instituição responsável por guardar os seus títulos) de 0,25% ao ano, cobrada sobre o valor do título. Ou seja, se você tem um título que hoje vale R$ 5 mil, a cobrança será de R$ 12,50 (ou 0,25% do valor total).

Ela não chega de uma vez. A bolsa cobra sua corretora em dois momentos, a cada seis meses. É importante você se programar pra ter o valor da taxa na conta pra que a corretora não precise vender parte do seu título pra pagá-la.

O que é agente integrado?

Todos os bancos (com exceção da Caixa) são agentes integrados ao Tesouro Direto. Isso significa que você consegue comprar, vender e acompanhar o valor dos títulos públicos não só no site do Tesouro Direto como também nas plataformas dos bancos. Ser integrado é uma prática bem comum hoje em dia no mercado, tanto nas corretoras dos bancos como nas independentes.

A conta que ninguém te conta!!
Lá na aba Guia, você pode conferir algumas instituições que oferecem bons produtos financeiros, investimentos mais interessantes que a conhecida caderneta de poupança. Se você está com grana parada, demorou pra checar o que temos pra você lá no app.

Vale a pena investir via bancos?

A pergunta que não quer calar: mas então vale a pena ou não investir no Tesouro Direto via bancos? Na maioria das vezes, a resposta é não. Isso porque os bancos terão interesse de oferecer somente produtos (CDBs, fundos, etc) da própria instituição, diferentemente do que ocorre na corretora independente, por exemplo. Então, mesmo não tendo custo, começar a investir via bancos é interessante somente se você pensa em adquirir somente investimentos daquela instituição.

Leia mais

+ Passo a passo: como investir no Tesouro Direto!

+ Bancos Digitais: conheça as diferenças entre eles

+ Quanto custa o cartão de crédito do banco?




Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *