Taxa Selic em baixa: como ganhar mais na sua carteira de investimento

taxaselic_investimento_tesouroselic

Por Yolanda Fordelone

A Taxa Selic – ou, em português simples, a taxa de juros que serve de referência pra vários investimentos – caiu e chegou a mais um nível onde ninguém poderia imaginar: 6% ao ano. Na prática, significa que aplicações de renda fixa como o Tesouro Selic (título público do Tesouro Direto) vão render menos daqui pra frente.

Mas segura a lágrima porque o Guiabolso resolveu te dar uma ajudinha nessa hora e separou 4 maneiras de como melhorar a rentabilidade:

1. Diminua os custos

Aquela taxinha paga todos os meses ou em cada operação parece pequena, mas faz diferença pro seu bolso. Fuja de altas taxas de administração em fundos de renda fixa e DI (1,5% está de bom tamanho). No Tesouro Direto, nem pense em pagar taxa de custódia da corretora em tempos de Taxa Selic em baixa. Existe uma lista de várias instituições que não cobram nada no investimento em títulos.

A conta que ninguém te conta
Investir por objetivo é uma boa maneira de não se perder e sacar o investimento antes da hora. Sempre que pensar em usar o dinheiro, vai lembrar do porquê começou tudo isso. Um dos nossos parceiros inclusive, a Warren , tem essa filosofia de definir o objetivo antes de resolver onde aplicar.

2. Fuja do imposto

Investimentos isentos de Imposto de Renda, como debêntures incentivadas e LCIs, tendem a ficar em alta. Se não quiser aplicar nessas opções, pelo menos fique o maior tempo possível no investimento de renda fixa. Como o imposto cai com o tempo, quanto mais dias e meses permanecer firme e forte no seu foco, menor será o imposto pago.

3. Alongue o investimento

Use o efeito dos juros composto a favor do seu bolso. Quanto mais tempo ficar aplicando, maior será o seu retorno. Além disso, títulos com vencimentos maiores costumam oferecer taxas melhores dada a incerteza de qual será o valor da Taxa Selic no futuro e como estará a economia.

4. Corra mais risco

Ir pra Bolsa de Valores é uma opção pra tentar ganhar um pouco mais. Mas tudo bem… se você for um investidor conservador há opções dentro da renda fixa que vão além do Tesouro Selic. Que tal começar a olhar com carinho os CDBs de bancos médios e debêntures?

Não tem mais desculpa pra não investir. Bora começar a montar a sua estratégia.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *