#MeGuia: Quando vale a pena pegar um empréstimo

emprestimo_meguia

Por Anna Rachel Ferreira

E aí, vamo falar sobre dinheiro?

Hoje vamos falar daquele dinheiro que a gente pega de outra pessoa pra depois devolver com juros: o tal do empréstimo. Conta aí: quando se trata desse assunto de qual time você é: dos que sentem um frio na espinha só de ouvir essa palavra ou dos que sai pegando todo dinheiro que oferecem sem pensar no dia de amanhã?

Como tudo na vida, cada caso é um caso e o que vale aqui é o equilíbrio. Vamos encontrá-lo juntos? 🙂

Não precisa entrar em pânico por conta de uma dívida, tipo aquela do cheque especial e do rotativo do cartão. Em muitos casos, o empréstimo pode ser a melhor maneira de sair dela. “Mas, como eu vou sair de uma dívida pegando outra, menina?”, você vai me perguntar. Eu explico: você pega um empréstimo com o mesmo valor, porém com juros menores do que a dívida que você já tem. Assim, você quita a primeira e, no fim das contas, gasta bem menos grana, já que vai pagar bem menos juros.

Sabe aquele momento crucial do seu negócio em que ou vai ou racha? É nele que um empréstimo também pode cair muito bem, obrigada. Ele pode ser o empurrãozinho necessário pra que sua empresa pegue o impulso que precisa pra alçar vôos bem altos. Mas algumas continhas precisam ser feitas antes de ir assinando o contrato porque não queremos ninguém caindo no precipício, hein.

Também tem a hora do horror quando aquele carro bateu, o cano estourou, um problema de saúde apareceu e você fica paralisado sem saber como sair desse problema. Nesses casos inesperados, se você ainda não tem uma reserva de emergência, o empréstimo pode ser um grande aliado. Porém, é preciso ter os dois olhos bem abertos. O desespero não é bom conselheiro, então nada de pegar a primeira opção que surgir porque isso pode virar outro problemão lá na frente. Sempre pesquise taxas e condições de pagamento pra escolher a melhor opção pro seu bolso.

Agora mudando da tristeza pra felicidade, vamo falar de coisa boa! Às vezes falta grana, mas é pra realizar uma viagem que sonha há algum tempo, fazer um curso bacana, comprar o carro que um amigo tá vendendo. Nessas situações, que tal um empréstimo? Antes de responder, tenho uma pergunta pra você: esse curso, viagem, carro podem ser adquiridos em outro momento ou é uma oportunidade única? Caso você possa fazer depois, pode valer mais a pena guardar uma grana por mês ou tentar fazer um dinheiro extra pra realizar seu sonhos sem deixar dívidas te esperando em casa. Já se for uma oportunidade única, o empréstimo pode ser uma boa pedida. 

Seja na situação que for, o essencial é dar aquela analisada nas opções pra escolher a melhor pra você.

A boa notícia é que esse é o tema do #MeGuia no mês de agosto. Não perde porque ainda vai ter muito conteúdo nas nossas redes sociais e blog sobre isso.



Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *