Gastos do orçamento doméstico e como cortá-los

dinheiro-gastos-uspimagens

banner-mktplacedireto-2
dinheiro-gastos-uspimagensVocê sabia que fica mais fácil controlar o orçamento doméstico se você seguir algumas regras? Uma delas é a 50-35-15. Funciona assim: para manter as contas em dia e evitar dívidas, o ideal é dividir o salário em partes e usar cada uma para pagar um determinado tipo de gasto.
Mas isso só é possível se você já sabe exatamente – e com detalhes – como está gastando o seu dinheiro. Para manter uma vida financeira saudável, é importante ter um equilíbrio entre as despesas essenciais e supérfluas, além de economizar todos os meses para construir o seu patrimônio.
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Planilha de gastos mensais: como fazer?
A dica para fazer essa classificação é usar uma planilha ou baixar aplicativos de controle financeiro, como o GuiaBolso.
O GuiaBolso, em parceria com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), produziu um vídeo para explicar como fazer a organização do orçamento doméstico.
Veja a seguir:

Como controlar o orçamento doméstico

Metade do orçamento doméstico (50%) deve ser destinado ao pagamento de despesas essenciais, como alimentação, moradia e transporte. São gastos aparentemente fixos e difíceis de mudar. Mesmo entre eles, contudo, é possível enxugar o excesso. Economizar na conta de luz ou pesquisar durante as compras no supermercado, por exemplo, são maneiras de gastar menos e diminuir o peso dos gastos essenciais.
Outra parte do seu salário – 35% – pode ir para o que chamamos de gastos com estilo de vida, como bares, restaurantes e cinema. A margem de manobra aqui é maior. É mais fácil trocar uma ida ao restaurante por uma refeição em casa do que procurar outro imóvel com aluguel menor.
O que restou do salário – 15% – deve ser poupado para o futuro. O ideal é investir mensalmente para garantir mais segurança financeira contra imprevistos ou para atingir objetivos de longo prazo, como comprar um carro ou imóvel.
banner-mktplacedireto-2]]>

One Comment

  1. Sres. Estoy totalmente de acuerdo. La entrada de dinero debe ser distribuida en tres etapas. Para no llegar a fin de mes sin dinero. Yo pido el prestamo para agregar articulos para vender mas. Refrescos helados papa para freir. Hamburguesas . creo estar por el buen camino. Gracias

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *