3 motivos para usar uma planilha para controle de gastos pessoais

Businessman analyzing a spreadsheet online checking

planilha para controle de gastos pessoais

Ter controle sobre tudo o que você gasta no dia a dia é essencial para qualquer pessoa que deseja ter uma vida financeira organizada e saudável. Apostar em uma planilha para controle de gastos pessoais é uma forma de organizar este processo, centralizando em um só lugar todas as informações sobre o valor que você gastou, em que e quando. São vários os motivos para usar uma planilha para controle de gastos pessoais. Confira alguns:

As informações ficam centralizadas em um só lugar

Utilizar uma planilha para controle de gastos pessoais é uma forma de manter, em um mesmo lugar, todas as suas contas bancárias e cartões de crédito. Ao optar por gerenciar sua vida financeira usando a ferramenta, você ainda conta com a facilidade de os gastos serem atualizados automaticamente: basta inseri-los na planilha.

Ao apostar em uma planilha para controle de gastos pessoais, você não precisa perder tempo olhando extratos de cartão de débito e crédito, nem se enrolar ao ter que juntar as informações de cada banco no qual tem conta. A atualização e organização são instantâneas e tudo o que você precisa saber sobre a sua vida financeira está em um só lugar.

Você sabe o quanto pode gastar

Planejar o quanto quer — ou o quanto pode — gastar em um dia, uma semana ou um mês é essencial para qualquer um que deseja ter uma vida financeira saudável. Ao usar uma planilha para controle de gastos pessoais, você pode determinar o quanto deseja gastar em cada categoria.

Com a ferramenta é possível ver todos os seus gastos fixos (aluguel, mensalidade da pós-graduação, plano de saúde, etc.). Ciente desses valores, você pode decidir o quanto quer gastar por semana com lazer, por exemplo, que é uma despesa variável e que, se necessário, pode ser reduzida ou até mesmo suprimida.

Ao inserir os seus dados na planilha, ela é atualizada automaticamente com a quantia que saiu da sua conta bancária ou carteira. Assim, você já sabe o quanto gastou naquele dia e o quanto ainda pode gastar para se manter dentro de um orçamento financeiro razoável.

Com o controle, você sabe no que está gastando

Um ponto fundamental para quem quer manter as finanças em dia é saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Neste sentido, usar uma planilha para controle de gastos pessoais pode ajudar e muito nesta tarefa. A ferramenta possibilita que você crie categorias de acordo com os gastos que possui como, por exemplo, moradia, alimentação, saúde, educação, diversão, etc.

Quando você insere um gasto, deve dizer a que categoria ele pertence. A partir daí, para ter controle em relação a onde você está gastando seu dinheiro, estabeleça uma rotina para semanalmente ou mensalmente analisar as áreas em que teve mais gastos e, se for o caso, planejar cortes e adequações para manter o orçamento financeiro sob controle.

Usar uma planilha para controle de gastos pessoais é uma forma simples e rápida de tomar as rédeas da sua vida financeira e saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Comece agora!  ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *