3 passos para organizar as contas e realizar um sonho de consumo

xx-scaled


Até o dia em que ela resolveu fazer como os pacientes que ela via na clínica: seguir uma receita médica com bastante disciplina para chegar lá. E falou com uma médica mesmo, uma amiga que trabalhava na clínica e tinha acabado de comprar um carro novo. A recém-formada Dra. Sandra contou para a Ana como havia feito para conseguir juntar dinheiro suficiente para comprar seu primeiro carro.

RECEITA PARA REALIZAR O SONHO

Para conseguir a tão desejada liberdade de locomoção, Dra. Sandra seguiu alguns passos:

1. Passou a monitorar a pressão do bolso

Os pacientes com hipertensão precisam monitorar a pressão sanguínea todos os dias, tomando notas dos números encontrados. A médica mostrou para Ana que com o bolso de quem quer realizar um sonho é a mesma coisa: ela precisava medir e anotar tudo que ganhava e tudo o que gastava.

2. Fez um diagnóstico

Não bastou somente listar os valores, foi preciso todo um planejamento financeiro. Dra. Sandra categorizou os gastos, descobrindo para onde o dinheiro estava indo. Ela optou por um gerenciador financeiro online, mas mostrou para Ana que mesmo uma simples planilha, um aplicativo de celular ou um bloquinho e caneta poderiam ajudar também. Era só separar um tempo na semana para avaliar os dados desse protocolo e fazer o check up da saúde financeira. Será que havia algum gasto que poderia ser reduzido ou substituído? Fazendo uma conta de cabeça, Ana logo imaginou que os gastos com barzinho podiam ser reduzidos se ela saísse uma vez só no final de semana, em vez de duas.

3. Cuidou da saúde financeira

Mais do que a ausência de doenças, uma vida saudável contempla a manutenção do bem-estar. Dra. Sandra percebeu que com as finanças é assim também. Ela mostrou para a Ana que, mesmo depois de adquirir o carro, continuou cuidando da forma. É que outros gastos apareceram: IPVA, estacionamentos, manutenção, combustível. Manter o orçamento em dia auxiliou no conhecimento do quanto ela podia gastar e quanto pode poupar para realizar outros sonhos. O próximo ela já sabe: uma viagem internacional em 2014!

Depois dessa verdadeira consulta com uma especialista, Ana resolveu adiar um pouco o sonho do carro zero. Com o pé no chão, ela vai garantir a saúde do bolso primeiro. E você, já sabe que sonhos vai lutar para realizar no Ano Novo? Conte para a gente nos comentários!]]>

One Comment

  1. No próximo ano pretendo comprar meu tão sonhado carro, já iniciei meu ano poupando dinheiro, estou fazendo planilhas de gastos, economizando em vários setores e no final pretendo fazer uma viajem de férias rsrs.

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *