4 boas dicas para organizar seu orçamento pessoal em 2015

Account statements, credit calculations, calculators, pen and dollar bills

banner-620x100-2

orçamento pessoal 2015O começo de um novo ano é o momento perfeito para mudar hábitos e listar tudo o que deseja realizar nos 365 dias seguintes. Se as finanças têm sido dor de cabeça nos últimos tempos por que não aproveitar o ano que começa para se organizar financeiramente?

Colocar suas finanças em dia é uma forma de saber exatamente quanto você recebe e quanto gasta. Este processo é o primeiro passo para, no futuro, ter a possibilidade financeira de realizar seus sonhos, como comprar um carro, um apartamento ou até mesmo ter uma aposentadoria tranquila.

Veja dicas para organizar seu orçamento pessoal 2015:

 

1. Apostar em planilhas online

Para fazer seu orçamento pessoal 2015, conte com a ajuda de planilhas online para controlar suas despesas e ver em que áreas está gastando mais.

Não tem paciência para as planilhas? Então, você precisa experimentar o GuiaBolso, a única ferramenta de controle financeiro totalmente automática do Brasil. Na prática, isso significa que você não precisa mais perder tempo e paciência lembrando onde gastou o seu dinheiro e anotando cada despesa. Basta inserir os dados do internet banking e a ferramenta levanta todas as movimentações feitas na conta corrente e no cartão de crédito.

As despesas são categorizadas automaticamente, o que facilita na hora de analisar onde é possível economizar e cortar gastos.

 

2. Analisar prioridades

Prioridades são diferentes para cada pessoa. Se você é uma mãe de família, por exemplo, pode privilegiar em seu orçamento pessoal gastos referentes à educação dos filhos, enquanto uma mulher que mora sozinha pode ter como prioridades pagar o aluguel, condomínio, contas da casa e reservar uma quantia para lazer.

Na hora de organizar seu orçamento pessoal 2015 reflita sobre o que é importante para você e o que não é tanto.  Esta análise será essencial na hora de planejar seus gastos e ver em que categorias pode cortar custos.

 

3. Não cortar todo o tipo de lazer

Na hora de organizar o orçamento pessoal muitas pessoas pensam que a melhor opção para prosperar financeiramente é partir para o radicalismo. Com isso, cortam todos os gastos com lazer na esperança de diminuir as despesas. Esta, no entanto, não é a melhor opção.

O segredo para ter um orçamento eficaz e hábitos financeiramente saudáveis e duradouros é o equilíbrio. Ao cortar todo o tipo de lazer, em pouco tempo se sentirá desmotivado, o que aumenta a chance de deixar o orçamento pessoal de lado. Em vez de cortar os gastos com lazer, se for o caso, diminua estas despesas.

 

4. Poupar para o que não pode ser realizado agora

Organizar seu orçamento pessoal 2015 é o primeiro passo para se planejar financeiramente e conseguir poupar para o que não pode ser realizado agora, como um curso de MBA e uma grande viagem. Tendo controle dos seus gastos, você sabe quanto pode reservar todo mês para alcançar uma meta financeira que seja importante.

Com estas dicas fica muito mais fácil começar a organizar seu orçamento pessoal 2015. Comece agora!
banner-620x100-1Leia também:
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Planilha de gastos mensais: como fazer?
]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *